Nao aos rumores

Sabendo-se que hoje em dia as informações aparecem a um ritmo mais rápido e em maior quantidade, principalmente por causa da internet, sobretudo nas redes sociais e sabendo-se que nem sempre essas informações sao de fontes fidedignas, sendo que por vezes é difícil distinguir a verdade da desinformação e conspiração, decidi criar esta pagina para contribuir a um maior esclarecimento das noticias de forma a que as pessoas nao se deixem levar por falsos rumores e possam ser devidamente informados.

Conselhos para nao se ser enganado/a por rumores.

-Devemos partir do princípio de que uma informação fornecida na web por um desconhecido é, por princípio, mais falsa do que verdadeira.
-É prudente acreditar mais nos media reconhecidos, nos jornalistas identificados e conhecidos. Não se deve, todavia, considerar que isto é suficiente para que as informações sejam verdadeiras. Em situações de crise, a informação circula muito rapidamente e pode frequentemente revelar-se falsa. É preferível esperar até que vários media divulguem a mesma notícia para a considerar como confirmada.
-Uma fotografia não é, por si mesma, uma prova, particularmente quando emana de uma fonte desconhecida. Ela pode ser antiga; pode dizer respeito a outra coisa, diferente da que é referida; ou pode ser manipulada.
-Por regra, devemos procurar uma confirmação: se vários media credíveis divulgarem a mesma informação, ela tem muita probabilidade de se revelar verdadeira.
-Deve-se desconfiar das informações ansiogénicas (do género “não andem de metro, um amigo meu disse-me que um amigo dele lhe disse que a polícia está à espera de mais atentados”), que podem ser recebidas via SMS ou transmitidas pelos nossos próximos, que mais não são, frequentemente, do que rumores transmitidos boca a boca, sem uma fonte real.

 

Fonte: Le Monde/Público

 

Nao obstante este esforço, o facto de como qualquer pessoa, nao ser eu próprio imune aos erros faz com que possa também eu cair inadvertidamente no engano, apresentando por isso desde ja as minhas desculpas e tomando qualquer responsabilidade pela partilha de informações em texto, foto e video que nao correspondam à verdade, neste blog. Obviamente essas partilhas serão anuladas se se descobrir a sua falsidade.

Anúncios