Conselhos para identificar falsas informações.

1 – Desconfiem dos títulos

As falsas notícias têm frequentemente títulos apelativos, em letra maiúscula e com pontos de exclamação. Se as informações do título parecem inverosímeis, provavelmente é porque são mesmo.

2 – Examinem atentivamente o URL

Um URL fraudulento concebido para se assemelhar a um outro pode ser o sinal de um sítio de falsas informações. Numerosos sítios de falsas informações imitam verdadeiras fontes de actualidades, trazendo ligeiras modificações ao URL. Pode aceder ao sítio para comparar o URL às fontes reconhecidas.

3 – Efectuem buscas sobre a fonte

Verifiquem que a notícia tenha sido redigida por uma fonte de confiança reconhecida pela sua exactitude. Se a notícia provém de um organismo desconhecido, consultem a secção a propósito para saber mais.

4 – Tenham atenção às formas de apresentação inabituais.

Numerosos sítios de falsa informação contém faltas de ortografia ou uma apresentação incoerente. Leiam prudentemente se virem tais sinais.

5 – Tenham em atenção as fotos.

As falsas notícias contém imagens ou vídeos retocados. Pode acontecer que por vezes a foto seja autêntica mas que tenha sido retirada do seu contexto. Podem procurar a foto ou imagem para verificar a sua proveniência.

6 – Controlem as datas.

As falsas notícias contém por vezes cronologias incoerentes ou datas modificadas dos acontecimentos.

7 – Verifiquem as provas aportadas.

Verifiquem as fontes do autor para vos assegurar que elas são verdadeiras. A falta de provas ou a referência a especialistas anônimos pode ser o sinal de uma falsa informação.

8 – Consultem outros artigos.

Se nenhuma outra fonte faz referência a essa notícia, pode tratar-se de uma falsa informação. Se ela é partilhada por várias fontes de confiança, é bem provável que seja verdadeira.

9 – A notícia é um rumor ou uma piada?

Por vezes é difícil de diferenciar uma falsa notícia de uma forma de humor ou sátira. Verifiquem se a vossa fonte é conhecida pelas suas paródias e se os detalhes e o tom do artigo são simplesmente satíricos.

10 – Algumas notícias são deliberadamente falsas.

Tenham sentido crítico quando leem notícias e partilhem somente as notícias que considerem credíveis.

 

 

 

 

Fonte: Facebook

 

 

 

Anúncios