As republicanas. Um vídeo de Rui Pinto De Almeida e Alexandrina Pereira.

 

No dia internacional da mulher apresento aqui um vídeo sobre a luta de algumas mulheres que entre outras, tiveram um papel de destaque na perseguição dos seus direitos e da igualdade aquando dos primeiros anos da República em Portugal.

As Republicanas from Rui Pinto de Almeida on Vimeo.
“Em 5 de Outubro de 1910, Portugal viveu uma viragem histórica. Estávamos no início do século XX, e os valores da Revolução Francesa, tão importantes para os Direitos Civis, e Políticos, mas ainda tão tímidos nos valores sociais, enchiam de sonhos a cabeça daqueles que queriam um Portugal diferente.
Da Revolução do 5 de Outubro de 1910 muito se fala, mas quase sempre no papel dos homens (os pensadores…, os políticos…), enfim, sempre no masculino. Mas o país tem um ditado, “Atrás de um grande homem está sempre uma grande mulher”, e isso aplica-se no sonho de um Portugal melhor com a República. As mulheres também sonham com isso!
Neste documentário pretendemos destacar, entre outras: Adelaide Cadete, Ana Castro Osório, Carolina Ângelo e Maria Veleda. Todas elas membros da Liga Republicana de Mulheres. Lutavam pelos seus direitos, um deles o Direito ao exercício de voto.
Adelaide Cadete e Carolina Ângelo eram médicas, e foram elas que bordaram as bandeiras da República desfraldadas na Praça do Município em 5 de Outubro de 1910. O movimento confiou-lhes o segredo da nova bandeira, mas negou-lhes o Direito de voto.
Os “companheiros dos ideais republicanos” entendiam que dar o direito de voto ás mulheres era perigoso, porque sofriam da influência da Igreja e dos padres.
Ana de Castro Osório foi uma das mais importantes feministas do século XX. O Presidente de República, Teófilo Braga, leu e apreciou as suas obras.
Hoje, 100 anos depois, Portugal mudou e vive em Democracia há 35 anos. Porém alguns dos sonhos destas mulheres ainda estão a ser concretizados.
Este trabalho, de cinquenta minutos, pretende homenageá-las, e perceber até onde falta cumprir os seus sonhos.
Ficha técnica
autoria: Alexandrina Pereira e Rui Pinto de Almeida
intervenientes: Isabel Lousada, João Esteves, Maria Belo
câmara: Rui Pinto de Almeida
direção de fotografia: Carlos B. Cunha
maquilhagem: Fernanda Rodrigues
edição, produção executiva e realização: Rui Pinto de Almeida
tempo: 49’
ano de produção: 2010”

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s