O afogamento da dignidade Humana em Veneza.

img_2629

JN – Fazem comentarios racistas enquanto migrante morre afogado.

 

É daquelas imagens que deveria correr mundo e ocupar o devante das notícias e redes sociais mas sabe-se lá porquê assim não aconteceu. E é pena porque apesar do seu carácter chocante, são imagens que deveriam ser partilhadas o mais possível para que a humanidade  visse que ainda há muita gente com resteas de comportamento animal irracional.

Imagine-se o que é um migrante, seja ele de que nacionalidade e raça for, que supostamente terá atravessado grandes dificuldades para chegar à Itália (deserto, traficantes, o mar, exploradores, etc), chega ao fim da viagem, consegue um visto para 2 anos mas tem novamente grandes privações como por exemplo não conseguir arranjar emprego ou um sítio para viver e desesperado acaba por se suicidar no grande canal de Veneza. Bom, isto não são mais do que suposições, mas poderão ter sido as causas da morte do jovem gambiano Pateh Sallabi que de facto e pelos testemunhos registados, foi mesmo o que fez na cidade italiana dos Doges. Mas aqui as causas do suicidio nem é o mais importante (poderia também ter-lo feito por um desgosto de amor, por exemplo); o mais importante e grave foi o modo triste e inumano como os turistas que viram o rapaz a afogar-se, reagiram a isso. Reacções animalescas que nem sequer os próprios animais fariam igual.

Eu não percebo muito de biologia e comportamento animal mas andam por aí umas teorias que dizem mais ou menos que certos comportamentos humanos são intrínsecos à sua natureza animal irracional e que portanto apesar da nossa capacidade cognitiva mais avançada em relação aos outros animais, ainda carregamos em nós vestígios do instinto selvagem da agressividade e da violência. Por um lado custa-me acreditar nisso mas por outro e perante tanta barbaridade, pergunto-me se não será uma teoria aceitável.

Uma coisa é certa. As pessoas reagem assim quando se sentem livres para o fazer. Foi o que se passou na Alemanha nazi contra os judeus e é o que se passa agora devido à praga populista que grassa na Europa. E é por isso que eu escrevi no título ” o afogamento da dignidade”. Porque ao mesmo tempo que se afogava o jovem migrante, afogava-se a dignidade de um continente cada vez mais ameaçado por uma vaga populista que só serve para criar inimigos e ódios.

Felizmente porém que ainda há gente que não segue a manada iludida pela luz prometedora do populismo nacionalista e indigna-se com cenas assim.

 

 

 

PS: vi em alguns comentários, pessoas a chamarem o povo italiano de racistas. Ora isso é para mim tão racista como os insultos racistas contra o jovem da Gâmbia. Lá por uns terem tido um comportamento lamentável e reprovável, não quer dizer que todos os italianos sejam assim..

 

a

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s