O merecido Nobel da literatura para Bob Dylan.

bob-dylanEste ano fiquei surpreendido (mas nao chocado) com a escolha da Academia Sueca para o prémio Nobel da literatura. De facto, quando a secretária desta instituição disse o nome de Bob Dylan no tradicional anuncio do vencedor, a surpresa inicial foi tanta que por alguns instantes até pensei que seria uma outra pessoa com o mesmo nome. Mas quando logo a seguir me lembrei da qualidade das letras das canções, vi logo que so podia ser o cantor norte-americano. Ja agora, para quem viu o anuncio em directo, como eu, nao vai esquecer certamente a reacção de surpresa mas também de satisfação que se espalhou entre os jornalistas que estavam na Academia após a noticia dada na língua sueca. Mas voltando ao vencedor, houve logo quem criticasse negativamente tal escolha, sendo que o ataque mais ríspido foi o da escritora portuguesa Alice Vieira que até chegou a comparar Bob Dylan com Quim Barreiros!!! Mas vamos esclarecer, Bob Dylan mereceu ou nao o prémio Nobel da literatura?

Bob Dylan nao é escritor mas musico. Critica pobre e muito redutora de quem classifica tudo através de escolhas herméticas que nao deixam lugar para outros temas. Um compositor musical que também faz as letras das suas canções é por isso também um escritor e nao é por aquelas serem transformadas em musica que deixam de ser poemas. E posso garantir que as letras de Bob Dylan estão entre a melhor poesia inglesa do século XX. Quem dera a muitos poetas escreverem com a mesma qualidade do cantor norte-americano. No fundo ele faz parte de uma tradição que tem a sua origem nos antigos trovadores medievais e que na actualidade pode-se ver também em Leonard Cohen, Sérgio Godinho ou Chico Buarque.

Bob Dylan nunca escreveu um livro. Falso, mas mesmo que nao o fosse, nao ha nada no regulamento da Academia que diga que para se ganhar o Nobel da literatura seja obrigatório escrever livros. Dylan escreveu dois livros de ficção, ambos bastante bem recebidos pela critica (quem disse que ele nao é escritor?) mas na verdade a Academia escolheu-o sobretudo pela poesia patente nas suas canções e quanto a isso basta ver os livros escritos por ele. So essas obras chegavam para lhe dar o Nobel.

Nao era a primeira vez que estava na corrida ao Nobel. Como se sabe, oficialmente os candidatos a qualquer prémio so sao conhecidos 50 anos depois do respectivo ano mas através de certas informações e opiniões de por exemplo especialistas, casas de apostas ou até de quem nomeia é possível ter-se uma ideia das tendências e por isso sabe-se que Bob Dylan estava a já alguns anos na lista dos nobelizaveis, embora nao estivesse entre os favoritos. Mas as surpresas também acontecem.

A Academia Sueca atribuiu-lhe o prémio por “ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção norte-americana.” Como escrevi antes, um musico pode também ser um poeta e vice-versa (Rabindranath Tagore, prémio Nobel da literatura de 1913, além de ser um dos maiores poetas de sempre, foi também um grande musico, tendo composto mais de 2000 musicas incluindo o hino da Índia) e Bob Dylan prosseguiu e inovou mesmo o caminho da musica norte-americana, principalmente no folk e blues. Os seus poemas nao valem so pela sua beleza e arte mas também por serem um espelho da historia norte-americana dos últimos anos principalmente no movimento da contra-cultura e na defesa dos movimentos dos direitos civis e anti-guerra, sendo ao mesmo tempo actuais. Isto é, a poesia de Bob Dylan tanto da para os anos 60 como para a actualidade e como certamente dara para o futuro. Neste sentido, até é uma das premissas à qual os membros da Academia costumam estar mais atentos. Mas também é verdade que a já muito tempo que ninguém ganhava por, através da sua literatura, estarem representadas a qualidade literária do seu país sendo ao mesmo tempo um testemunho dos tempos passados deste. Outros exemplos foram: Orhan  Parmuk da Turquia (2006), Imre Kertesz da Hungria (2002), Gunter Grass da Alemanha (1999) e Naguib Mahfouz do Egipto (1988) entre outros. A poesia de Bob Dylan nao tem valor so por ser bela mas também por ser mais do que uma simples ordenação de palavras de forma a criar harmonia e ritmo. Além do mais a sua influência é enorme nao so nos Estados Unidos como também no mundo, tanto no estilo como na forma. Em Portugal que o digam Sérgio Godinho e Jorge Palma.

Para terminar mais duas observações: certo que se pode criticar a Academia por mais uma vez ter deixado de fora nomes como Antonio Lobo Antunes, Milan Kundera ou Salman Rushdie mas nao vamos agora culpar Bob Dylan por algo do qual nao tem responsabilidade. Além do que, estes escritores e assim como outros podem ser galardoados mais tarde. Além disso a Academia tem algumas falhas famosas como por exemplo nunca ter atribuido o prémio a escritores como Fernando Pessoa, Jorge Amado, Franz Kafka ou ainda James Joyce e por outro lado premiar nomes como Carl Spitteler, Frans Eemil Sillanpaa ou Par Lagerkvist. Exceptuando os países dos quais sao originários, sera que estes nomes sao conhecidos a nivel mundial? Nao creio. Ultima curiosidade além de Bob Dylan, apenas George Bernard Shaw ganhou um oscar e um Nobel da literatura. Além destes, Phillip Noel Baker ganhou uma medalha de prata nos jogos olimpicos em 1920 e foi prémio Nobel da paz em 1959. Sera que na altura, também houve quem criticasse o prémio dizendo que um desportista nunca poderia ser um prémio Nobel por causa da sua carreira diplomática?

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s