Acordo de paz histórico em Colômbia!

Foto: eluniversal.com
Foto: eluniversal.com

 

    Numa altura onde abundam as mas noticias, é pena que um acordo de paz histórico tenha passado quase despercebido na comunicação social e principalmente nas redes sociais. Os internautas preferiram concentrar-se em burkinis, deixando para 2° plano a noticia de um acordo entre o governo colombiano e as FARC, o maior grupo guerrilheiro do pais. E no entanto é uma noticia que merece toda a atenção, tal é a violência desse conflito e as suas consequências para toda a sociedade colombiana e o seu povo. Desde o seu inicio em 1960 já morreram quase 200.000 pessoas e mais de 4.000.000 foram obrigadas a fugir das suas casas. Aquilo que começou por ser uma guerra de ideologias políticas no contexto da guerra fria entre o governo colombiano, grupos guerrilheiros de extrema-esquerda e grupos paramilitares de extrema-direita, transformou-se mais tarde num conflito do narcotrafico com a entrada em cena dos Cartéis da droga. Foram anos e anos de violência extrema, de raptos e corrupção que fizeram da vida no pais, uma porta para o inferno, de muita incerteza quanto ao futuro e onde cada dia era visto como um milagre. Por isso quando ambas as partes deste acordo aceitaram assina-lo, deram um passo de gigante para o fim do conflito no seu país e para o advento de uma normalidade que a maioria dos colombianos nunca conheceu. E quais foram os principais pontos desse acordo*? Eles foram:

1 – Cesar-fogo bilateral e definitivo

2 – Desarmamento das FARC

3 – Garantias de segurança e luta contra organizações criminosas responsáveis por homicídios e massacres ou que ameaçam defensores dos direitos humanos e movimentos sociais e políticos

4 – Combates a condutas criminais que ameacem a construção da paz.

    Apesar deste acordo, ainda ha um longo caminho a percorrer para a paz, visto que ainda falta negociar com o 2° maior grupo guerrilheiro, o FLN e ainda existe o problema da existência de grandes grupos armados com fortes ligações ao trafico de droga e que podem ameaçar a estabilidade ha tanto tempo requerida por um povo sacrificado. 

    Ja agora e para terminar, quando se tem visto tantas propostas absurdas para o Nobel da Paz, porque nao outorga-lo aos protagonistas deste acordo?

 

* Por que o acordo de paz entre Colômbia e FARC é histórico – BBC Brasil

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s