“Coimbra” – A canção mais internacional portuguesa.

Vi esta semana um documentário na televisão sobre a vida de Raul Ferrão. Para quem nao sabe, Raul Ferrao foi um militar e compositor português sendo que a musica era para ele um passatempo, apenas uma forma de passar o tempo. No entanto foi essa forma de arte que lhe garantiu um lugar na historia, nomeadamente devido às suas marchas e musicas para filmes que ainda hoje sao trauteadas e cantadas em todo o lado. Muitas dessas composições ficaram tao intrinsecamente infiltradas no subconsciente português que ainda ha muitos que pensam que sao composições da autoria do povo e do repertório tradicional português. Apesar de todos os sucessos que teve na sua vida, um ficou acima de todos os outros pelo alcance que atingiu em todo o mundo, fazendo com que se tornasse a canção portuguesa mais famosa de sempre. Chama-se “Coimbra”, mais conhecida no estrangeiro como “Abril em Portugal” e em jeito de comparação pode-se dizer que esta para Portugal, como “Nel blu dipinto di blu” esta para a Itália ou “Non, je ne regrette rien.” para a França. O seu impacto foi enorme e até se diz que fez mais pela divulgação de Portugal do que o Secretariado Nacional de Propaganda que existia na altura (a canção foi lançada na época do salazarismo). Eu ja a conhecia mas ao ver o programa sobre Raul Ferrao, lembrei-me que provavelmente ha muita gente (principalmente os jovens) que nao conhece  este facto sobre esta canção ou que até nem a conhecem de todo. Por causa disso e porque infelizmente temos aquela tendência a nao reconhecermos ou a esquecermos o que temos de bom, decidi prestar uma pequena homenagem através deste artigo. Assim apresento a seguir a versão original desta canção mais algumas versões que fizeram desta canção um símbolo de Portugal.

1. Coimbra – Amalia Rodrigues (a versão original)↑

2. April in Portugal – Les Baxter (esta versão chegou ao top da Billboard em 1953, mantendo-se por 22 semanas e chegando ao 2° lugar, como classificação máxima)↑

 

3. April in Portugal – Richard Hayman↑

4. April in Portugal – Freddy Martin↑

5. April in Portugal – Vic Damone↑

6. April in Portugal – Tony Martin↑

7. April in Portugal – Louis Armstrong↑

8. Avril au Portugal – Eartha Kitt↑

9. April in Portugal – Bing Crosby↑

10. Coimbra – Caetano Veloso↑

11. Los Churumbeles de Espana – Abril en Portugal (1° versão na língua espanhola)↑

12. Abril en Portugal – Julio Iglesias↑

13. Coimbra – Roberto Carlos↑

14. April in Portugal – Liberace↑

15. April in Portugal – Heinrich Riethmüller↑

16. Avril au Portugal – Yvette Giraud (1° versão em língua francesa)↑

Anúncios

2 thoughts on ““Coimbra” – A canção mais internacional portuguesa.

  1. Oi, Bruno!
    Que belíssimo apanhado! Inclusive composto por dois brasileiros de peso…
    São músicas de qualidade que se tornam clássicas, atemporais. Importante reapresentá-las aos jovem, como o caso específico aqui de “Abril em Portugal”
    E viva a bela Coimbra!

    Gostar

    1. Ola.

      Obrigado, ainda bem que gostou. Esta cançao esta para Portugal como “A garota de ipanema” esta para o Brasil se bem que penso que esta seja muito mais conhecida a nível internacional do que aquela. Penso por exemplo que as novas gerações em Portugal nao a conhecem e por isso falei dela no meu blog. A bem dizer prefiro esta cançao à maioria das musicas que se fazem agora.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s