Cinco razoes para nunca esquecer o 25 de Abril de 1974.

    1. Considerada um excelente exemplo de revolução pacifica: Se é certo que houve 4 mortos nesse dia, isso nao é nada comparado com outras revoluções que levaram à mudança de regime. A revolução dos cravos é um motivo de orgulho como o exemplo de uma operação militar bem sucedida e sem difusão de sangue, excepto pelas já referidas 4 mortes provocadas por um ataque da PIDE.
           
    2. Influenciou outras revoluções e mudanças de regime: Samuel Huntington (autor do best-seller “Choque de Civilizações”) considerou a revolução dos cravos como o inicio de uma vaga de democratização que influenciaria mudanças em Espanha, Grécia, Brasil, América Latina e terminaria com o fim do bloco de leste no final dos anos 80, princípios de 90. Poucos acontecimentos históricos portugueses tiveram influência no mundo e este foi um deles.

     3. O exército a favor do povo: Raras vezes ao longo da Historia um exército fez um golpe de Estado para implantar um regime democrático. Na verdade e assim de repente nem consigo me lembrar de mais nenhum exemplo, enquanto exemplos de ditaduras implantadas por golpes militares existiram, por exemplo: Portugal 1926, Italia 1922, Chile 1973, Espanha 1936, Brasil 1964, entre outros. Por uma rara vez na Historia, o exército cumpriu o seu papel de defender o povo contra abuso do poder.

    4. O processo de democratização e mudança foi relativamente rápido: As estruturas do “Estado Novo” caíram todas em pouco tempo e o poder nao caiu na rua, como receava Marcelo Caetano. E apesar de a democracia plena so ter chegado 2 anos depois, é um período de tempo bem curto comparado com outros exemplos no mundo.

    5. Nao foi so uma mudança política, mas em certos aspectos uma mudança social: A censura acabou,  o país tornou-se menos cinzento, os direitos das mulheres foram despertados lentamente mas irrevogavelmente, a sociedade tornou-se menos conservadora. Se é certo que ainda hoje, Portugal mantém algumas características arcaicas, elas fazem-se sentir muito menos agora do que no tempo do antigo regime.                              
   

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s