Eusébio: humildade e vitoria! (O adeus de uma lenda)

Documentário sobre a vida de Eusébio

             Hoje vou fazer um parênteses para falar numa lenda. Apesar deste blogue nao ser dedicado ao desporto (so escrevi 1 ou 2 artigos sobre esta temática), penso que ha momentos em que é imperativo fazer um desvio das suas intenções. E hoje é um desses momentos. De manha liguei a televisão e vi no canal de noticias FRANCE24, que Eusébio da Silva Ferreira tinha morrido de madrugada devido a paragem cardíaca. Obviamente que tive a reacção igual à da maioria dos portugueses: um misto de tristeza e surpresa. Tristeza porque Eusébio, também conhecido como Pantera Negra, era e é uma das maiores personalidades portuguesas de sempre e surpresa porque apesar de saber que o estado de saúde dele nao era o melhor, nao pensava que fosse assim tao mau ao ponto de nos ter deixado hoje.
            Nunca o vi a jogar. Ele tinha deixado a carreira no ano em que eu nasci e por isso o que conheço dele é das imagens de arquivo e das historias que o meu pai contava e continua sempre a contar. E quando meu pai fala do Eusébio, nota-se uma certa alegria nostálgica. Alegria de ter a sorte de o ter visto a jogar, quando o rei dominava os relvados e nostalgia desses tempos mágicos onde a selecção  portuguesa de futebol alegrava as pessoas, no que seriam uns raros momentos de festa no cinzentismo de uma ditadura. Portugal tinha nessa altura, jogadores de enorme qualidade, mas penso que sem Eusébio nao teriam ido tao longe. Nem Portugal nem o Benfica que nunca teria atingido a dimensão que atingiu se nao fosse aquele miúdo de Moçambique que mal chegou disse que algum jogador iria ter de sair porque ele tinha lugar na equipa. Nao era arrogância mas a certeza que ele próprio tinha de que era um jogador fora do normal e cuja auto-confiança fez dele um ídolo do futebol. Essa auto-confiança estava patente na forma como encarava o futebol, na sua simplicidade mortífera para quem nao ha segredos e cujo objectivo único era vencer. Apesar disso tinha uma modéstia e uma simplicidade maior do que muitos outros. Por isso tornou-se uma figura incontornavel do desporto e da vida portuguesa. Nao precisava de publicidade, num tempo alias onde nao havia internet, tv por cabo e a radio ainda era muito usada. Isso nao impediu que fosse conhecido em todo o mundo, porque o seus feitos falavam por si. Também por causa da sua simplicidade foi uma figura transversal do desporto português, sendo uma referencia nao so para benfiquistas como também adeptos de outros clubes. Penso mesmo, pese embora o exagero da comparação, que Eusébio era uma espécie de Mandela. Nao por aquilo que fizeram, como é obvio, mas pelo sentimento de união que conseguiam transmitir, pelo respeito que emanavam e pela capacidade de porem todo o mundo de acordo quanto às suas qualidades.
             Pelo que Eusébio deu a Portugal, Portugal tem uma enorme duvida para com ele. Figura maior do desporto português, foi também um embaixador que levou o nosso nome la fora e que tao bem o representou. Conta a historia, que quando a Juventus quis contrata-lo, Salazar nao deixou Eusébio sair do país com a justificação de que ele era património nacional. Além de ser das poucas coisas positivas que o presidente do Conselho fez durante a sua longa estadia no poder, é um bom exemplo da importância do pantera negra para Portugal.
             Com a morte de Eusébio, é mais uma lenda  que desaparece. Talvez a unica figura do desporto que merece um lugar no panteão nacional. No futuro haverão outras, mas isso é uma outra historia. Agora e apesar de eu nao acreditar muito, o melhor que poderia acontecer era Portugal ir pelo menos à final no Brasil de forma a homenagear o grande pantera negra. Enfim, vamos acreditar que os nossos jogadores vao-se inspirar na magia das suas jogadas e dos seus golos que tanto deram ao povo português!

      PS: Uma mensagem também para o povo moçambicano que perdeu um dos filhos da terra e cuja tristeza é de certeza tao grande quanto a sentida em Portugal. Moçambique também deve muito a este jogador excepcional que nunca sera esquecido.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s