Hedy Lamarr – Beleza e sabedoria!

       

       As pessoas que já visitaram este blog, já devem ter reparado que por vezes dedico um artigo a uma mulher à minha escolha. Essa escolha é quase sempre feita por critérios como a luta pelos direitos humanos e/ou das mulheres, o anti-conformismo contra algumas sociedades conservadoras ou ainda a contribuição para uma sociedade mais igualitária, justa e democrática. Desta vez, a minha dedicação é um pouco diferente.
        Hedy Lamarr foi uma das maiores musas e resplandecentes actrizes dos anos 30 e 40 do século passado, o que coincidiu com a época dourada de Hollywood. Era uma época de actrizes glamourosas e que marcaram a historia do cinema como Elizabeth Taylor, Lana Turner, Rita Hayworth ou Ava Gardner. O realizador Max Reinhardt considerou-a a mulher mais bela da Europa devido ao seu exótico olhar negro.
        A sua fama nasceu, e aqui esta o primeiro motivo deste artigo, no filme de 1933, “Êxtase” de Gustav Machaty, onde apareceu em cenas bastante ousadas e raras para a sociedade conservadora da época como um orgasmo em plano aproximado (ver aqui: “Controversial scene from Hedy Lamarr…“) e nu frontal (ver aqui: “Hedy Lamarr nude in Ecstasy“). Mais uma vez, como tanta vez aconteceu no passado e aconteceria no futuro, o nu feminino seria uma ferramenta para quebrar tabus arcaicos, como que um choque violento que desperta as pessoas duma hipnose que as impede de verem os erros do tempo onde vivem. Ao aceitar fazer estas cenas, numa época tao tradicionalista, Hedy Lamarr, corria o risco de ver sua carreira destruída de inicio, mas a sua coragem foi premiada com o sucesso e consequente carreira em Hollywood e também com a satisfação pessoal de ter contribuído para uma sociedade mais livre e menos hipócrita. Depois a sua carreira nos EUA seguiria por varios filmes, dos quais, o mais conhecido sera certamente “Sansao e Dalila” de 1949, realizado por Cecil B. DeMille.
       Se a faceta artística de Hedy Lamarr é por demais conhecida, ha um outro lado nao tao conhecido e que porém faz dela uma actriz única no firmamento de estrelas do seu tempo. Além de ter uma beleza estonteante, era também uma especialista da matemática. Quando você pega no seu telemovel para falar ou mandar mensagens ou usa a internet , talvez nao saiba que a tecnologia de comunicação usada na actualidade, foi baseado numa invençao de Hedy Lamarr e George Antheil. Durante a II guerra mundial, os dois criaram um aparelho de interferência em radio para despistar os radares nazis. A ideia surgiu quando os dois tocavam em dueto num piano com ela a repetir noutra escala as notas que ele tocava, experimentando o controle dos instrumentos. Assim viram que duas pessoas podiam conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação. Bastava para isso que o fizessem simultaneamente. O invento foi apresentado ao Departamento de Guerra norte-americano que o recusou em junho do mesmo ano. Em agosto de 1942 o invento foi patenteado por Antheil e Hedy Kiesler Markey (nome de casada de Hedy Lamarr na altura), no entanto devido à sua complexidade e porque parecia difícil de se realizar na época nao foi concretizada até 1962 quando o exército norte-americano o usou em Cuba, quando porém a patente já expirara. Foi entao a empresa Sylvania que adoptou a invenção. No entanto seria novamente esquecida até 1997 quando a Electronic Frontier Foundation deu a Lamarr um prémio pela sua contribuição. No ano seguinte a “Ottawa wireless technology” desenvolveu Wi-LAN,Inc. adquirindo 49% da patente de Lamarr. A ideia do aparelho de frequência de Lamarr e Antheil serviu de base, tal como disse antes, para a moderna tecnologia de comunicação como o COFDM usada em conexões de wifi e CDMA usada nos telemoveis. Considerada a mae deste aparelho de telecomunicação, receberia uma menção honrosa do governo norte-americano em 1997 por “abrir novos caminhos nas fronteiras da electrónica”.

Fontes:
Wikipédia (em português)
Wikipédia (em inglês)
Site oficial (em inglês)

Patente US2292387 – Secret Communication System

Anúncios

2 thoughts on “Hedy Lamarr – Beleza e sabedoria!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s