Voyager 1 ou a viagem para além do limite humano.

   
    

           Desta vez vou falar sobre algo um pouco diferente mas que no entanto tem uma certa relação com este blog. Soubemos na passada semana que a sonda espacial Voyager 1 foi o primeiro objecto feito pelo Homem a sair fora do sistema solar. O feito foi muito destacado mas talvez muita gente nao compreenda o seu alcance. A Voyager 1, e tal alias como a Voyager 2 sao duas das maiores provas da capacidade humana em ultrapassar os seus próprios limites. Regressemos ao ano em que as sondas foram lançadas, 1977. O mundo mudou tanto tecnologicamente durante este tempo todo que naquela altura era difícil imaginar coisas que hoje em dia sao comuns e agora é difícil  acreditar que houve uma época em que essas coisas nao existiam. E no entanto em 1977, a tecnologia ainda estava muito longe do desenvolvimento de hoje em dia. Por isso, o sucesso destas sondas, tem de ser visto como algo impressionante e de maravilhar a nossa consciência humana tao pequena no seu espaço físico mas gigante no infinito do universo. Ha que lembrar que em 1977 nao havia telemoveis, os computadores eram muito mais lentos e muito mais difíceis de se trabalhar com eles, nao havia CDs,  DVDs, MP3 ou musica pela internet e alias esta também nem se sonhava com o seu aparecimento, no cinema ainda nao se falava em efeitos especiais gerados por computador e o Vaivém espacial era ainda um projecto. E no entanto foi precisamente neste tempo que hoje a juventude poderá considerar pré-histórico que foram construídas e lançadas as sondas Voyager. Devido ao conhecimento da época, os cientistas previram que ambas tivessem um tempo limitado de vida e depois ficariam perdidas para sempre no espaço. Mas é sabido que a previsão nao é uma ciência exacta e os cientistas enganaram-se. O facto é que ambas ultrapassaram em muito o tempo previsto de vida e continuam a mandar sinais, embora cada vez mais difíceis de detectar. Construídas com tecnologia hoje considerada obsoleta, imagine-se o que nao seria se fossem feitas agora. Por isso sao um testemunho perene de como o homem esta sempre pronto a quebrar os seus limites e a ir mais além do que a própria imaginação pode permitir. Por isso escrevo sobre a Voyager 1 no meu blog. Porque ela representa a esperança em ver um futuro baseado nas boas capacidades humanas pois se fomos capazes com tao pouco de fazer algo tao extraordinário, também deveríamos ser capazes de fazer mais pelo nosso planeta e também simboliza a coragem em irmos mais além e cortar com as convenções dos descrentes e conservadores.

      Um dia talvez ela seja encontrada por extra-terrestres e esperemos que nessa altura a Terra viva no limiar do seu desenvolvimento tecnológico e humano porque senão sera-lhes muito difícil de acreditar que fomos nos que a lançamos.
Neste site, tudo o que esta contido no disco dourado que a Voyager 1 transporta (em inglês): “Voyager – The  Golden Record
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s