Video de agressões numa prisão angolana. (Imagens susceptíveis de chocar)

       Acabei de ver hoje uma noticia sobre este video na ligação: “Un vidéo amateur dévoile la barbarie des matons dans une prison angolaise” no site “Les observateurs de France 24”. Na ligação em francês pode-se ler, numa tradução livre e entre outras coisas, que dezenas de detidos sao atacados por guardas e outros elementos de forças da ordem na Prisão Central de Luanda, sem que se saiba a razão de tal atitude. Duas testemunhas dizem que as imagens foram gravadas a uma dezena de dias no centro de detenção de Comarca Viana em Luanda, por um policia com um telemovel. O artigo também diz que os responsaveis da associaçao de defesa dos direitos do Homem Maka Angola que difundiram o video nas redes sociais, dizem que a pessoa que filmou quis levantar o véu sobre este tipo de praticas. Finalmente diz ainda que depois de tomar conhecimento destas imagens o ministério do interior prometeu a abertura de um inquérito para depois e sem provas declarar que na realidade este video era de março de 2012. Ora neste mesmo ano aconteceu em Setembro um outro escandalo na mesma prisao, sendo que o mesmo ministério disse tratar-se de um acidente isolado que nao ameaçava a qualidade do trabalho e a entrega dos seus empregados. Ora o que o governo diz sobre a data deste video é verdade e isso explicaria seus esforços para limitar os estragos depois 2012 ou esta a mentir pondo ainda mais em causa a sua credibilidade.
        Eu partilho este video porque é necessario que se saiba o que é Angola actualmente. Que por detras de uma enorme riqueza existe uma enorme corrupção; que debaixo de uma suposta democracia existe na realidade um poder autoritário; onde nas belas paisagens angolanas, os direitos humanos sao constantemente violentados e onde é preciso denunciar os abusos de poder e das autoridades porque imagens como estas sao inadmissíveis num pais que quer ser uma referência no continente africano. Obviamente exceptuam-se desta necessidade os que se alimentam de dinheiro, tal como na ganância de Midas, mas para esses a consciência humana é algo sem muita importância.
     Por fim um agradecimento a Lúcia da Silveira através do qual tive conhecimento deste video, por causa da sua contribuição como observadora no FRANCE 24.
Anúncios

3 thoughts on “Video de agressões numa prisão angolana. (Imagens susceptíveis de chocar)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s