Malala: educar para construir um futuro com paz!

   

       Ontem ouvi um dos melhores discursos de sempre em toda a minha vida. Ele nao foi proferido por algum político nem por uma pessoa do espectáculo nem por um activista adulto nem por nenhum chefe de Estado mas sim por uma criança de 16 anos. No dia do seu aniversario, Malala Yousafzai, deu-nos a todos uma lição de vida, um sinal de esperança e um caminho no combate pela educação a nível mundial. O discurso foi feito na sede da ONU e ficou marcado pela frase: “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.” Esta frase e o discurso, tenho a certeza, vao ficar na historia e serão lembrados por muitos e muitos anos. A seguir, apresento o video completo da intervenção de Malala (em inglês):

BBC News
    
        Neste discurso, Malala fala de uma ideia, um projecto de educação  que consiga chegar às crianças de todo o mundo e faz uma autêntica apologia da tolerância, do respeito e da paz que toca no coração de forma profunda. E ela tem razão, pois a educação é uma ponte para o futuro. Ja Pitagoras dizia: “Educai as crianças e nao sera necessário castigar os homens.” Com isto, queria ele dizer que educar nao é somente ensinar matéria para ser decorada mas também é, ensinar as crianças a tomarem consciência dos seus actos, a se sentirem responsáveis perante o mundo, a compreenderem a igualdade, a tolerância e o respeito. Portanto, educar é construir um caminho para um mundo melhor onde as novas gerações perdoem velhos ódios e rivalidades. E foi este também o significado das palavras de Malala no seu discurso. A propósito desta sua luta pela educação, mostro a seguir dois excelentes cartoons, que mostram bem o objectivo desta jovem activista paquistanesa:
Autor: Nick Anderson
      Pessoalmente, tenho a dizer que adorei o discurso e desde ha muito tempo que esta jovem é uma inspiração para o meu blog e apesar de saber que faltam-me virtudes que ela carrega em si, tentarei o meu melhor para bem seguir o seu exemplo.
PS: Aqui uma petiçao feita pela ONU, inspirada na historia de Malala Yousafzai. Por favor assine. Obrigado! http://educationenvoy.org/

Anúncios

One thought on “Malala: educar para construir um futuro com paz!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s