Banaz A Love Story ©Fuuse Films (Banaz Uma historia de amor)

     O filme aqui apresentado conta a trágica historia de Banaz Mahmod que foi assassinada pela propria família num caso de “Crime de honra”. Foi em 2006 na Inglaterra e emocionou o mundo. O filme também conta a forma como a detective da Scotland Yard, Caroline Goode, dedicou-se de forma profunda na busca pelos assassinos desta jovem rapariga, indo mesmo ao pais de origem deles. Ainda outro aspecto interessante e inovador é que este documentário apresenta pela primeira vez imagens da própria Banaz a contar a sua historia à policia, queixando-se das ameaças que vinha recebendo e de certa forma prevendo a sua própria morte. Trata-se de um filme angustiante e difícil, nao so pela emoção que provoca por causa da presença da jovem e do seu relato mas também pelo facto de que o fim poderia ter sido outro se nao tivesse havido erros da policia que nao tera dado a importância que devia ao que Banaz contava.
     Um “Crime de honra” tem sempre a família da vitima como responsável e por isso torna-se obrigatório perguntar: o que significa ser família para gente como essa? Qual é a definição de família para pessoas que matam os seus próprios familiares por razoes incrivelmente estúpidas? Por mais que procuremos, nao conseguimos encontrar motivos sólidos para explicar este tipo de morte e nao é de espantar, porque é impossível. Nao ha nenhuma razão plausível que possa explicar actos premeditados que tiram a vida para supostamente retomar a “honra” perdida. Seja la o que isso for. Ha quem diga que essa gente sofre de perturbações mentais mas penso que é muito pior. Sao pessoas bem conscientes do que fazem e que nao têm remorsos por isso. Sao pessoas que se reúnem e combinam sobre a sorte de um membro da família (sempre do sexo feminino) como se fosse algo normal. Pertencem a um mundo onde certas tradições sao o inferno e vivem ha tanto tempo nesse mundo que ficam cegos sem poder discernir o bem do mal.
    Finalmente ainda dois destaques. O primeiro para a realizadora Deeyah que fez deste projecto uma longa convicção pessoal na sua luta contra os crimes de honra e ainda para Bekhal, irma de Banaz que num acto de incrível coragem testemunhou contra a própria família. O filme recebeu o Prémio Peabody de 2013.
Anúncios

2 thoughts on “Banaz A Love Story ©Fuuse Films (Banaz Uma historia de amor)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s