Mensagem de Elham Asghari ao povo iraniano (video em inglês) ou como o extremismo doentio pode destruir um sonho.

       Elham Asghari é uma nadadora iraniana que foi vitima de uma injustiça, da qual dizer que é absurda é dizer pouco. Assim se passou a historia: No dia 11 de junho, ela nadou durante 8 horas numa zona reservada a mulheres, no norte do Irao, perto da cidade de Nochahr, percorrendo uma distância de 20 quilómetros. Com isto ela bateu o recorde iraniano feminino de natação no mar. Mas eis que o recorde nao seria homologado. O seu registo seria recusado pela ministra adjunta dos assuntos da mulher e do desporto, Marzieh Akbarabadi, com o pretexto de que o fato usado pela nadadora nao era conforme à lei da Charia, nao sendo por isso islâmico. Ora, esta ministra deve ter problemas de visao porque e como se pode ver na foto seguinte, Asghari nadou com um fato conforme os preceitos islâmicos. Ainda para mais, é preciso dizer que com a absorção da agua o fato chegava a pesar 6 quilos, provocando grandes dificuldades e dores à nadadora.

       De regresso ao Irao, Asghari tentou convencer a ministra adjunta a homologar o recorde mas a resposta que recebeu foi um conselho a mudar de desporto. De realçar que nao é a primeira vez que Asghari é vitima de discriminação absurda e inconcebível do extremismo religioso iraniano, tendo pensando mesmo em desistir da natação. So nao o fez, graças ao apoio de amigos, família e porque nem toda a gente no Irao se deixa guiar por lideres supremos convencidos de que detêm a verdade e que recusam abrir os olhos ao mundo, tao fechados estão no seu machismo literal sem nenhuma justificação nos nossos tempos. Mas Elham Asghari nao tem medo e gravou um video emotivo mas tenaz. Um apelo que é um murro nesses tipos que envergonham a humanidade. 
      Nao tendo encontrado um video em português, publico um em inglês. A tradução é: “Nenhum nadador poderá aceitar de nadar com estes fatos de banho. Nadar com estes fatos de banho, faz sempre mal ao meu corpo. Nadei 20 quilómetros em Nowshahr. Eles baixaram a 15 quilómetros! Protestei e eles aceitaram 18 quilómetros. Mas agora eles nao inscrevem o meu recorde. O meu fato nesse dia cobria todo o corpo, sete pessoas foram testemunhas disso. Nadei na praia das senhoras e nenhum homem estava  la. Agora, eles contestam que o meu fato é religiosamente ilegal. O meu recorde de 20 quilómetros esta nas maos de pessoas que nem sequer sabem nadar uma distância de 20 metros. Passei dias e noites bastante difíceis. Este incidente é pouco plausível para mim. Obrigado a todos aqueles que gentilmente enviaram mensagens nos blogs ou publicaram nas redes sociais. Nao esquecerei jamais a vossa simpatia. Eu nao vou desistir! Eu peço-vos para nao desistirem contra obrigações injustas. Porque a natação nao é exclusiva dos homens. Nos as mulheres podemos fazer também.”

Anúncios

2 thoughts on “Mensagem de Elham Asghari ao povo iraniano (video em inglês) ou como o extremismo doentio pode destruir um sonho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s