Siria: um caso perdido?

      Ja escrevi noutras ocasiões que a guerra na Síria é tao complexa que por vezes tenho dificuldade em compreende-la. De tudo o que vejo sobre essa tragédia, tiro apenas três conclusoes: em primeiro que tanto as forças do governo como os rebeldes têm violado os direitos humanos; em segundo, que muita dessa complexidade nasce do facto desta guerra ter muito da sua origem na geopolitica e nos interesses estratégicos de potências estrangeiras e finalmente que quem mais sofrem, sao os menos culpados da situação. Isto é, o povo que de certeza anseia pela paz. Nao sei como vai chegar essa paz nem como a guerra vai acabar e por isso nao vou entrar numa analise do conflito e do seu futuro. No entanto, tendo em conta o que la se passa, certas coisas custam-me a compreender. Assim depois de ver vídeos como estes:

    No primeiro soldados do regime sírio atacam opositores e no segundo rebeldes atacam soldados de Bachar Al-Assad. E portanto depois disto,  pergunto-me como é possível que a União Europeia tenha acabado com o embargo da venda de armas e a Russia continue a fornecer-las ao exército regular sírio. Ver em: Rebeldes sírios poderao receber armas da União Europeia a partir de Agosto e Russia continua a fornecer armas de defesa antiaérea S-300 a Damasco. Ora isto trata-se no fundo, de atirar mais achas pra fogueira e parece-me que é o pior caminho para acabar com a guerra. Vai servir ainda mais para aumentar a intensidade do conflito e da violência, já actualmente muito presente na Síria, como mostram os vídeos acima. Por isso nao compreendo. Onde estão os esforços pacifistas e porque nao se preocupam mais em ajudar o povo sírio fornecendo bens de primeira necessidade em vez de armas? Esta guerra tem tido cenas violentíssimas e horríveis e a pergunta que eu deixo é: Quando é que as crianças voltarão a sorrir?

Crianças sírias em Aleppo 

Anúncios

2 thoughts on “Siria: um caso perdido?

  1. Salam,

    realmente é difícil de entender como a humanidade não evolui e continua com atitudes egoístas. Os séculos urgem e a humanidade está retrógrada.
    Nem queira saber o que ocorre no Brasil no momento em termos de violência, você ficaria estarrecido!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s