Símbolos de Portugal.

       A pedido de uma amiga minha, vou neste artigo falar um pouco sobre os símbolos de Portugal começando pelos oficiais e depois pelos nao-oficiais.

SÍMBOLOS OFICIAIS:
Bandeira de Portugal:  
       A actual bandeira portuguesa foi adoptada a 30 de junho de 1911, menos de um ano depois da implantação da republica e representa uma mudança radical com a evolução histórica da bandeira nacional. As suas cores eram as cores do Partido Republicano Português e so mais tarde é que foi dado um significado a elas, sendo que o verde significa a esperança e o vermelho, o sangue dos que morreram a defender a pátria. A bandeira também é conhecida por bandeira das quinas ou bandeira verde-rubra.
Brasão de Armas:
     O brasão de armas de Portugal foi também adoptado em 30 de junho de 1911 e para ver o seu significado pode ver: “Brasão de armas de Portugal.
Hino “A Portuguesa”:
      O hino nacional português tem por titulo “A Portuguesa” e foi composto em 1890 com musica de Alfredo Keil e letra de Henrique Lopes de Mendonça. Foi feito como um canto patriótico e de protesto contra o ultimato inglês que apareceu nessa altura. Seria adoptado como hino nacional a 19 de Junho de 1911. No entanto como existiam varias versões, foi criada uma comissão para estudar uma versão oficial que nasceria em 1957 e que se mantém inalterada.
SÍMBOLOS NAO OFICIAIS:
Galo de Barcelos:
      O galo de Barcelos é sem qualquer duvida um dos símbolos mais representativos de Portugal, podendo ser considerado uma espécie de mascote do país. Para saber sobre a sua lenda pode ler: “Lenda do Galo de Barcelos
Zé Povinho:
     O Zé Povinho foi uma personagem criada por Rafael Bordalo Pinheiro em 1875 e representa uma caricatura do povo português, sendo por isso muito identificado com a nossa maneira de estar na vida. Esta para Portugal como o tio Sam esta para os Estados Unidos. Para saber mais: “Zé Povinho
OUTROS SÍMBOLOS:
O Fado:
       Existem vários tipos de musica em Portugal como por exemplo o cantar alentejano, a toada coimbra ou o vira minhoto. Mas aquele com o qual as pessoas mais identificam o país é o fado. Canção ligada à saudade mas nem sempre triste como muitas vezes a descrevem, tem resistido ao longo dos anos e é agora Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Vinho do Porto:
  
      Em termos gastronomicos, Portugal também tem varias iguarias reconhecidas como exclusivamente nacionais como o pastel de bélém, o queijo da Serra da Estrela, o vinho da Madeira ou ainda o bacalhau do qual se diz haver 1001 maneiras de o cozinhar em Portugal. Mas e mais uma vez se perguntarmos, no estrangeiro um alimento ou bebida que faça lembrar Portugal, a maior parte vai responder vinho do Porto. 
Guitarra portuguesa e cavaquinho:
     A riqueza instrumental portuguesa é mais rica do que se pensa, tendo em conta o reduzido tamanho do território e de todos os instrumentos de origem nacional os mais conhecidos sao a guitarra portuguesa e o cavaquinho. A guitarra portuguesa esta muito ligada ao fado e existem dois tipos: a guitarra de Lisboa e a guitarra de Coimbra. Tem 12 cordas e ha quem diga que o seu som parece uma guitarra a chorar. O cavaquinho é provavelmente o instrumento português mais divulgado la fora, devido principalmente aos descobrimentos. Das versões estrangeiras a mais famosa é o ukelele do Havai.
Lince ibérico:
    Embora, o lince ibérico nao seja exclusivo de Portugal, sendo até no estrangeiro chamado erradamente de lince espanhol, é um dos animais mais conhecidos e populares em Portugal. No entanto, de todos os felinos é a espécie mais ameaçada de extinção em todo o mundo, sendo que estao sendo feitos esforços tanto em Portugal como na Espanha para a sua preservação. 
   
Anúncios

6 thoughts on “Símbolos de Portugal.

  1. Oi Bruno!
    Foi bom conhecer os símbolos portugueses. Quanto ao galinho, já vi várias réplicas por aqui, com esta crista imensa… não sabia ser de origem portuguesa.
    Também não sabia ainda haver linces na vida selvagem, eu julgava que Portugal fosse um país muito urbanizado, pelo pequeno território, se comparado ao Brasil, com imensas áreas verdes.Que bom!
    Abraços.

    Gostar

  2. Salam,

    Uau! Superprodução! Gostei bastante de ler sobre os símbolos de Portugal.
    O galo é bem conhecido no Brasil. Eu já tive um que mudava de cores de acordo com as estações do ano. Belíssimo. Já o cavaquinho é típico no Rio de Janeiro. O lince é uma surpresa. Sobre a bandeira, diz a lenda que países que possuem a cor vermelha na bandeira fizeram ou fazem muita guerra. Se olharmos para a bandeira do Brasil, veremos o quanto “pacíficos” são os “brazucas”.

    Gostar

  3. Ola.

    E eu nao sabia que havia varias réplicas no Brasil. Quanto aos linces, eles tinham uma grande presença em Portugal mas desapareceram ou pelo menos nao foi visto nenhum em estado selvagem a partir dos anos 1980. So ha poucos anos é que foi reintroduzida a espécie em Portugal em parques naturais e apesar de alguns contratempos, os linces têm aumentado, pouco a pouco, em Portugal. O que me deixa bastante contente.

    Gostar

  4. Ola.

    Antes de mais muito obrigado! Quanto ao galo que muda a cor, se é o que eu penso, também conheço mas atençao nao tem nada a ver com o galo de Barcelos. O cavaquinho do Brasil tem um som diferente do cavaquinho português e também é um descendente deste, como o ukelele havaiano. Quanto ao lince, vê por favor o que eu escrevi na resposta à Cristina. E quanto à bandeira, acho que é mesmo uma lenda 🙂

    Gostar

  5. Olá,Sou Professora e trabalho no Colégio Semear, localizado na Rua Luiz Pereira Rebouças, 65 – Jd Santa Fé. São Paulo.
    O Colégio trabalha com a Feira Cultural, muito importante para nossos alunos e comunidade. Estamos pedindo q nos ajudem com materiais para nossos stands. Falaremos sob artesanato, azulejo português, lenda do galo de Barcelos, literatura portuguesa e seus principais autores, historia dos navegantes portugueses, pontos turísticos de Portugal. Recebemos Bandeiras, cartazes, panfletos, folders, livros revistas sob Portugal, grupos de dança que possam apresentar-se no dia, restaurantes q disponibilizem algum tipo de propaganda e divulgação das comidas típicas de Portugal e tdo material que possam nos disponibilizar. Recebemos empréstimos de materiais e garantimos a devolução de tudo.
    Se precisarem de ofício também disponibilizamos.
    Aguardamos ansiosos por uma resposta de vocês…
    Muito obrigada

    Gostar

  6. Ola professora do Colégio Semear.

    Muito obrigado pela sua mensagem. Se bem percebi, pede-nos material sobre Portugal para uma feira cultural. Prezo com alegria a iniciativa mas infelizmente nao me é possivel ajudar. Ao contrario do que eventualmente possa pensar, este blog é de uma pessoa e nao de nenhuma organizaçao. E eu nao tenho nenhum material que possa disponibilizar para a feira. Além de que vivo em França e por isso seria para mim muito mais dificil arranjar material sobre Portugal. Para obter informaçoes ou material sobre o meu pais, penso que o melhor sera contactar uma embaixada ou um consulado ai no Brasil. Além do que sabendo que ha uma grande comunidade portuguesa, penso que nao sera muito dificil aranjar o material de que precisa.
    Peço as mais sinceras desculpas por nao poder ajudar mas como vê nao me é possivel. Espero no entanto que tudo corra bem e que a feira seja um grande sucesso.

    Cordialmente
    Bruno Santos Ribeiro

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s