Uma passagem pelo mundo árabe. (5a parte)

       Como tinha escrito no final do post anterior, a viagem nao tinha acabado. Faltava precisar que falava da viagem ao mundo árabe pois que a Tunísia ja tinha ficado para trás. A minha viagem de regresso foi para Paris e nao para Nantes por nao haver voos directos de Tunes para esta cidade. E por isso, fiquei uma noite e uma tarde na cidade-luz. Como o comboio de regresso a casa era so às 19 horas, tive a ideia de durante essa tarde, e também parte da manha, visitar dois lugares, que ja ha muito estavam na minha lista de prioridades: o Instituto do Mundo Árabe e a nova secção do museu do Louvre dedicada à arte islâmica.
        O primeiro é como o próprio nome indica, um instituto que se dedica ao estudo e investigação de tudo o que é relacionado com o mundo árabe, desde a historia à religião, passando pela arte ou a língua. Achei interessante com a sua biblioteca, a sua loja, o seu café e o seu museu. Além deste, também havia uma exposição temporária, muito bem feita sobre o conto das mil e uma noites. O único senão foi o facto de ser proibido tirar fotografias no museu e na exposição. Mesmo assim consegui tirar duas fotos a  instrumentos de musica vindos da Tunísia: um oud e um kanum.

     

     
        A visita valeu a pena e fiquei com pena, de facto, de nao ter mais fotos, principalmente da exposição das mil e uma noites. A seguir, a ultima paragem neste mergulhar na cultura árabe. No final do ano passado ou inicio deste ano, nao me lembro bem, foi inaugurado um novo espaço no Louvre, dedicado às artes do Islão e fiquei logo com a curiosidade de ir ver. Neste dia, tive essa oportunidade. A arte começa na sua própria concepção. Agora além da pirâmide de vidro, existe um tapete voador de vidro embora também faça lembrar as dunas de um deserto. Falo do telhado do departamento de arte islâmica do museu. Quanto ao seu interior, nao pensava que tivesse tanta coisa para mostrar e a partir de dada altura, tive de ver as coisas, de uma forma mais rápida, pois receava perder o comboio. No final, vi que fazia justiça à fama do museu, na sua riqueza e na sua variedade de uma herança de séculos e lugares que fizeram a historia e a cultura deste mundo tao diferente e tao próximo do nosso. E como aqui, era permitido tirar fotos, deixo-vos com algumas delas, esperando que apreciem a beleza dos objectos expostos, tanto como eu apreciei. 
  

Anúncios

4 thoughts on “Uma passagem pelo mundo árabe. (5a parte)

  1. Oi Bruno!
    Gostei muito de poder passear com você por locais tão belos e exóticos (a meus olhos sul americanos).

    Como sabe, a história brasileira é recente, não temos obras da era medieval, pois nossos indígenas gostavam de desfrutar, não de gerar legados.

    Um abraço de São Paulo.

    Gostar

  2. Salam,

    sua viagem foi realmente o máximo! O seu mergulho cultural e social no mundo islâmico foi superproveitoso, não?
    Você gostaria de visitar outros países muçulmanos?

    P.S.: À propósito de seu comentário sobre meu poema, obrigada pelo elogio. Somente questiono por que você acha o amor uma “perda” de tempo. Você se referiu amor entre dois seres? Pois existem tantas formas de amar: amor maternal, paternal, filial, por algum ofício, alguma Arte, etc, etc, etc…
    Não compreendi você não acreditar no amor, já que seu blog é tão altruísta. Explique, então.

    Gostar

  3. Ola.

    Nao foi totalmente superproveitoso porque nao consegui visitar o deserto infelizmente. Bom, a minha preferencia vai para outros paises, mas se tivesse a oportunidade de viajar para um pais muçulmano escolheria o Egipto e marrocos mas a insegurança é tao grande que neste momento nao me interessa muito.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s