A tragédia da Triangle Shirtwaist.

     
      Acerca do dia internacional da mulher, existe uma historia que estará na sua origem. Conta que no dia 8 de março de 1857 mulheres trabalhadoras nas fabricas têxteis fizeram uma greve em Nova Iorque, protestando  contra as horríveis condições de trabalho, sendo porém dispersadas violentamente pela policia. Mas esta historia é uma lenda visto que nao existem relatos da época em nenhum jornal. Ela apareceu pela primeira vez em 1955 no jornal francês L’Humanité e depressa circulou nos meios comunistas franceses.
      No entanto, no dia 25 de março de 1911, uma outra historia (desta vez verdadeira) tornou-se um dos grandes motivos para a melhoria das condições de trabalho das mulheres e um dos maiores exemplos de exploração laboral, sendo frequentemente usada como exemplo. Cento e quarenta e seis mulheres sacrificaram as suas vidas num incêndio ocorrido na fabrica Triangle Shirtwaist que ainda é o maior desastre industrial da historia de Nova Iorque e o segundo maior desastre desta cidade, após o atentado de 11 de setembro de 2011 no World Trade Center. Frequentemente as duas historias sao misturadas e muita gente pensa que o dia internacional da mulher nasceu num incêndio numa fabrica no dia 8 de março de 1857. Apesar de nao ter sido assim, é importante destacar a tragédia da Triangle Shirtwaist como um marco indelével do longo combate das mulheres pela igualdade. O video seguinte conta a sua historia.
  Neste mapa aparecem todas as vitimas do incêndio e sua identificação, bem como o local onde estão enterradas. 
  O edifício onde se localizava a fabrica da Triangle Shirtwaist, na actualidade. é conhecido como o prédio castanho (The brown building).
Anúncios

7 thoughts on “A tragédia da Triangle Shirtwaist.

  1. Salam,

    muito interessante o seu relato.
    Aos poucos, mesmo nos países em que a mulher ainda não conquistou todos os seus direitos, a mudança chegará enfim.
    Acreditar nas mudanças favoráveis, assumir uma atitude positiva e participativa perante a vida e suas responsabilidades, não desistir facilmente, isso tudo faz parte da luta feminina nesse planeta.
    Mas há aquelas que ficam a mercê da sorte e nada fazem…Aí fica complicado, porque o homem com sua força física, tira vantagem dessas mulheres que já desistiram da luta.
    Mas…Allah Aaalam.

    Bom fim de semana!

    Gostar

  2. Oi Bruno!
    Gostei de seus esclarecimentos, pois a mistura das histórias é comum também aqui. Já ouvi que a fábrica fora incendiada deliberadamente, devido à greve.
    Será que a escolha da data teria relação com as histórias citadas ou apenas homenageia as mulheres pelo mundo afora?
    abraço feminino.

    Gostar

  3. Ola.

    Eu também ouvi dizer que foi propositado. Seja como for os donos tiveram responsabilidade por causa das fracas condiçoes de segurança; por isso é quase a mesma coisa. E do que eu sei a escolha da data vem do antigo bloco de leste na Europa. Estas historias é que depois serviram para justificar o nascimento desta data no bloco ocidental.

    Gostar

  4. Salam, Bruno, tudo bem?

    Um esclareciemtno sobre a prática de bodyboarding: A prática dessa modalidade esportiva exige uma ropua especial de neoprene que é isotérmica e protege o esportista em mares gelados, pois no bodyboarding fica-se com o corpo inteiro dentro d´água, navega-se deitado e no verão sul-americano, nossas ondas são geladíssimas.
    Procure no Google sobre “roupas para bodyboarding” e você compreenderá melhor o porquê da utilização das mesmas. Assim, para nós muçulmanas, a roupa de neoprene une duas coisas favoráveis: a religiosa (porque cobre o corpo) e a questão biofísica (cujo neoprene da roupa protege nosso corpo dentro d´água).
    Espero que eu tenha explicado direitinho…
    Então, ótima quarta-feira.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s