Eleições em Itália ou o populismo irresponsável.

      
     As eleições em Itália que decorreram neste passado fim de semana podem bem ser vistas como um caso de estudo da situação actual na Europa. Ha crise social e económica junta-se uma crise política, fruto da desilusão dos italianos em relação aos lideres políticos. A verdade é que a Itália já passou por esta situação durante muito tempo e lembro-me que durante os anos 80 era costume os governos durarem pouco tempo. Havia nessa altura uma espécie de instabilidade quase tradicional no poder. Apesar disso o pais manteve-se sempre como uma das maiores economias da Europa. E na actualidade ainda é a terceira maior economia da zona euro. Foi por isso que quando se viu que poderia haver a possibilidade de a Itália pedir um resgate financeiro, os outros países da zona euro ficaram em estado de alerta. Nao era para menos. Ao contrario de Portugal ou Grécia que nao têm grande influência e poder na União Europeia, a Itália é um dos seus pilares. Com tudo isto, foi fácil verificar que a Itália também estava em crise. Nao tao profunda como os outros países do PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia, Spain (Espanha em inglês)) mas um grande risco para o futuro da zona euro. E aqui chegamos à crise política e às eleições. Elas foram o fruto do descontentamento, do aproveitamento populista desse descontentamento e da irresponsabilidade e desinteresse que elegeram esse populismo. Assim dois candidatos merecem destaque neste contexto. Silvio Berlusconi e Beppe Grilo, cada um ha sua maneira, souberam jogar com a desilusão do povo e assim obterem bons resultados; o que numa situação normal seria impossível. Mas todos sabemos que em primeiro lugar a Itália nao vive uma situação normal e em segundo lugar parece haver uma certa irresponsabilidade do povo nos países do sul da Europa para escolherem os candidatos nas eleições. As pessoas preferem muitas vezes o voto de vingança e naqueles que prometem o bom e o melhor do que um voto responsável e sem fantasia. Ora, quem se aproveita disso sao os populistas que procuram a todo o custo conquistar votos e subir ao poder. Para estes a política nao é mais do que um meio para chegar aos fins. 
     Voltando aos dois candidatos referidos anteriormente, é de facto espantoso os resultados que obtiveram. E isto so tem explicação pelo cansaço e desilusão pela política actual na Itália ( e nao so). Mas e agora eu pergunto: este descontentamento levou a algo de positivo? Depois de ver os resultados das eleições tenho de dizer que nao. Afinal o pais esta próximo da ingovernabilidade e de ir novamente a votos. Acabam por ter sido umas eleições perigosas para o futuro da Itália e pior ainda da União Europeia. Se as coisas funcionassem como deviam nem Berlusconi nem Grilo teriam obtido os resultados que obtiveram. Prometer “mundos e fundos” é fácil mas cumprir é mais difícil (principalmente quanto maiores sao as promessas). Ora esta mais do que visto que Berlusconi foi acima de tudo a vitoria do populismo e do irrealismo no poder. Com ele, os italianos conheceram de tudo menos o progresso que era tao necessário agora. Quanto a Grilo, aprendeu bem a lição e usou o modelo que tem sido usado ao longo dos tempos para ganhar votos: fazer belas promessas, separar-se de todos os partidos, principalmente os que estão no poder, atacar os políticos e aparecer aos olhos do povo como o único capaz de salvar o país. Uma receita que tem dado bons resultados para os candidatos mas péssimos para o povo que acaba por pagar os seus próprios erros e as aventuras irresponsáveis dos que pensam que a política é um concurso de votos. O futuro é impossível de prever mas penso poder dizer que Beppe Grilo vai ser uma enorme desilusão, como alias o sao todos como ele. 
      Sao portanto umas eleições que trouxeram uns resultados que ninguém desejava mas para mostrar bem o seu significado, aconselho a ler esta noticia: “Líder do SPD causa incidente…“. Se bem que um pouco abusivo nas palavras, nao deixa de ter, de um certo modo razão! 

   

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s