"Grândola, Vila Morena" ou como vulgarizar uma bela musica.

        “Grândola Vila Morena” é uma daquelas canções da qual toda a gente conhece pelo menos a primeira estrofe e que ficou para sempre na memória colectiva. Usada como senha para o arranque da revolução do 25 de Abril, ela pode ser descrita como um tema forte, de teor quase propagandistico e apelativa na sua essência de ir buscar no fundo do pensamento aquele ideal de revolução que guia os que procuram acabar com as injustiças. Neste aspecto, a musica cumpre bem o seu papel e o marchar quase militar que se ouve no fundo é precisamente o toque primordial que nos chama à rua e ao protesto. Assim se na minha opinião nao é das melhores musicas de José Afonso, é talvez aquela que melhor cumpre o papel de subversiva e hino da esperança contra o descontentamento.
          Mas o seu sentido aparece agora um pouco vulgarizado nos protestos onde é cantada a toda a hora por uma esquerda que nao sabe ou nao quer reformar-se e vai buscar ao baú das recordações, o tempo dos “amanhas que cantam” como se estivessem ha quarenta anos atras. Estes protestos musicais inconsequentes parecem apenas mostrar duas coisas: que ja nao parece haver ideias e agora vêm com estas fantasias como se isto atingisse o governo e que ha uma certa esquerda que vive sempre agarrada ao passado. E é pena porque como as coisas estão, era preciso muito mais do que umas simples interrupções que dao noticia (sabe-se la porquê) e que acabam por prejudicar mais os próprios intervenientes do que aqueles que eles pretendem atingir. 
        Porque é que eu coloquei o video da canção aqui? Para que ouçam a essência da sua beleza sem outros subterfúgios que acabam por lhe tirar o seu sentido original para a transformar num som irritante e vulgar. 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s