O futuro em latas de ar puro?

 
     Foi noticia esta semana, os enormes níveis de poluição verificados em algumas das principais cidades da China. Cidades mergulhadas no fumo, no nevoeiro tenebroso que dificulta o respirar das pessoas, que impede a visão e facilita o aparecimento de doenças respiratórias. As imagens de arranha-céus escondidos na invisibilidade ou de pessoas perdidas num falso modo de viver, (como que a disfarçar o desagrado de  se encontrarem em tal situação), invadiram os meios de comunicação numa espécie de alarme contra as consequências desenfreadas do desenvolvimento selvagem. Tudo em nome do progresso, tudo em nome de uma ganância sem princípios. E no meio dessas noticias, uma chamou-me particularmente a atenção. Um milionário chinês, vendo aqui uma oportunidade de negocio, começou a vender latas (como as das bebidas gaseificadas) com ar puro. A primeira reacção foi de espanto com o absurdo da ideia e depois mais espanto ainda por haver pessoas que compravam, como se aquelas latas fossem a solução para o problema da poluição na China. Mas depois lembrei-me de outra coisa. Lembrei-me de como aqui estava uma boa representação de um possível futuro. Uma imagem que era um principio, uma apresentação do que vai acontecer se no presente, se nao se fizer nada para combater os problemas ambientais nao so na China, mas também no mundo inteiro. Fez-me lembrar aqueles livros de ficção cientifica onde o futuro é sempre apresentado como um pesadelo, onde o Homem é dominado pela maquina, onde o dinheiro regula as emoções, onde a vida so tem valor como material comercial. Imaginai assim um futuro, onde as pessoas tenham de comprar ar puro para viver, onde a agua faça a fortuna de pessoas sem escrúpulos, onde a luz do sol seja um privilégio so para alguns, onde a maioria das pessoas vivem escondidas por a atmosfera ser irrespirável. Estou a ser muito fantasioso? Até posso estar mas o principal problema aqui nem é tanto o possível aparecimento de um futuro negro mas o aproveitamento de uma situação problemática como se nao fosse possível resolvê-lo e a única solução fosse  adoptar-mo-nos a ele.
       Muitos países recusam tomar medidas para combater a poluição e o aquecimento global por causa de uma corrida desenfreada e irracional pelo progresso. O preço esta à vista, mas parece que em alguns casos a vida nao tem valor. A nao ser que possa ser aproveitada para se ganhar dinheiro. O milionário chinês viu na poluição uma oportunidade de negocio. Sera que o desenvolvimento económico justifica todos os meios?

Anúncios

One thought on “O futuro em latas de ar puro?

  1. Salam, blogueiro!

    Primeiramente, meus parabéns pelo texto, que realmente leva o leitor à reflexão.

    Sobre o questionamento final, claro que o desenvolvimento econômico não justifica todas essas atrocidades contra o meio ambiente. Quisera as pessoas respeitassem a natureza desse nosso único lar chamado Terra.

    Ótima semana.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s