Line Monty – cantora francesa de origem argelina e confissão judaica.

      Line Monty, de seu verdadeiro nome Eliane Serfati, nasceu em Argel (Argélia) em data incerta, numa família de melomanos que tanto apreciava a canção tradicional argelina como a canção ocidental. Depois de aulas de canto e dicção, ela lança-se numa carreira artística e alcança rapidamente o sucesso. Obtém os prémios Edith Piaf e Olympia e é admirada em zonas do mundo como o Canada, os EUA, a América Latina ou o Médio Oriente. Mas o grande salto da-se com o êxito “L’orientale” (A oriental).
    Ao longo do tempo vai reduzindo o seu repertório em francês e canta cada vez mais canções do património argelino juntamente com outras feitas de propósito para ela. As suas apariçoes também vao sendo cada vez mais raras. Morre no dia 19 de agosto de 2003 em Paris, sem que se fale muito nisso.
Se quiser saber mais visite: Line Monty (em francês).
    A seguir ficam alguns êxitos dela (infelizmente nao consegui encontrar o maior êxito de todos) e uma observaçao: já repararam como a sua voz tem muito de fadista e assemelha-se um pouco à voz de Amalia Rodrigues?

Anúncios

2 thoughts on “Line Monty – cantora francesa de origem argelina e confissão judaica.

  1. Salam,

    Amália Rodrigues é o máximo! Ela interpreta a canção pelo olhar, gestos, sutilezas…Sempre imaginei que cantoras árabes e portuguesas têm algo em comum e, principalmente, o fado é esse elo de ligação.
    A cantora acima não conhecia. Mas também tem o mesmo olhar de Amália.
    Sobre seu post anterior, a foto do menino é marcante! Enquanto nós, seres humanos, ainda vermos cenas como essa, não posso achar que a Terra seja um lugar desenvolvido.

    Ótimo final de semana!!!

    Gostar

  2. Ola.

    Obrigado pelo elogio à Amalia. E também acho que ha uma grande ligação entre cantoras árabes e portuguesas. Sobre a foto do menino também me marcou. Por isso a publiquei. Cabe aos seres humanos acabar com imagens como essa.
    E obrigado pelo optimo final de semana! 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s