Amanda Todd – Os seus sonhos acabaram!*

       Esta miúda que aparece no video, chamava-se Amanda Todd e suicidou-se no passado dia 10 de Outubro no Canada. Tinha 15 anos!
       Foi mais uma vítima de bullying, esse crime que tem destruído vidas ou melhor dizendo futuros, porque a maior parte das vítimas sao adolescentes e que é uma das maiores provas do pior que o ser humano pode ter em si: egoísmo, falta de sensibilidade, desprezo pela vida, irracionalidade, etc. 
      A historia desta miúda, que pode ver no video em inglês,  conta-se assim: Aos 12 anos ela foi persuadida a mostrar os seios a um desconhecido sobre a internet. Este mostrou as imagens aos seus amigos e um ano mais tarde divulgou-as numa pagina de facebook, para a qual convidou a família e os amigos da jovem adolescente. Ela mudou varias vezes de escola mas de cada vez que mudava, o tal desconhecido divulgava de novo as imagens. Na ultima vez que esteve numa escola apaixonou-se por um rapaz, mas a namorada deste descobriu e ela foi atacada por esta e os seus amigos. Engoliu lixívia, foi parar ao hospital, mudou novamente de escola e dizia-se perseguida pelos amigos da sua rival, no facebook. Ela cortou as veias, várias vezes, começou a abusar do álcool e das drogas e regressou ao hospital com uma overdose. Ela termina o video dizendo: “Eu nao tenho ninguém. Preciso de alguém. O meu nome é Amanda Todd”.
     A forma resumida como é contada esta historia nao permite mostrar todo o sofrimento pelo qual ela passou e que pelo qual também passam todas as outras vítimas de bullying. Algumas conseguem “sobreviver”, mas outras acabam por pôr fim às suas vidas, e mesmo as que nao se suicidam, acabam por carregar “marcas” para toda a vida. Esta historia é mais um exemplo da extrema violência psíquica do bullying e da falta de escrúpulos de algumas pessoas vingativas que nao respeitam os outros. Na era da internet, o mundo entrou em novos caminhos maravilhosos e extraordinários mas ao mesmo tempo, ha quem a use para destruir caminhos em construção e as tecnologias modernas acabam por ser uma faca de dois gumes. Nestes tempos pergunta-se, para onde vamos e qual o rumo que escolhemos; mas onde nao ha uma consciência humanista da sociedade, nao pode haver esperança num futuro feliz. 
     Como outra observação, internautas dizendo-se do grupo anonymus identificaram um homem de 32 anos como sendo o responsável dos ataques à jovem Amanda. Eles publicaram o seu nome na internet e agora ele ja foi ameaçado por pessoas que querem vingança. Ora como é que se pode escolher rumos que levam a um futuro com solidariedade, respeito e humanismo se aqueles que dizem querer justiça, acabam por a transformar em vingança? Ainda por cima baseada apenas em suspeitas. 
       Quanto a Amanda Todd, espero que a historia dela seja bem conhecida para que sirva de exemplo e porque ha ainda muito a fazer para acabar com o flagelo do bullying.

Anúncios

5 thoughts on “Amanda Todd – Os seus sonhos acabaram!*

  1. Oi bruno!
    Pessoas que causam intimidações a este ponto, têm, segundo a teoria psicanalítica, um superego muito reduzido.
    Não apresentam remorso ou arrependimento, ou seja: têm pouco freio.
    Para fortalecermos o superego de cada indivíduo, desde a infância, a clareza e constância nas proibições e limites, e o papel da autoridade, são fundamentais.
    Quando a criança recebe consequência por seus atos, e não castigo, fortalece este autofreio (consciência moral).
    Parabéns por abordar um tema tão primordial!
    Um abraço´
    Cri.

    Gostar

  2. Bruno, é a teoria da Moralidade Infantil, com base principalmente no teórico suíço Jean Piaget.
    Segundo ela, um infrator, em vez de ser encarcerado, deve prestar serviços à comunidade, reparando o dano, e não sendo punido.
    Vide “Telma Pileggi Vinha”, uma pesquisadora na área. É bem interessante!
    Um abraço.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s