Grandes obras da arquitectura moderna e contemporânea em Portugal.

 

     Comemorou-se na semana passada a “Semana mundial da Arquitectura” e embora, com atraso, decidi, fazer uma referência a a esse acontecimento, através deste artigo sobre algumas das obras-primas  da arquitectura moderna e também da arquitectura contemporânea, feitas em Portugal. Queria também referir que as imagens nao estão colocadas por nenhuma ordem de nenhum tipo, seja cronológica, alfabética, por preferência, etc.

Gare do Oriente (Lisboa): Foi projectada pelo arquitecto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava e inaugurada em 1998 para a Exposição Internacional de Lisboa desse mesmo ano. Trata-se de uma estação intermodal pois recebe, além de comboios, taxis, autocarros e o metro.  
Piscinas de Marés de Leça da Palmeira: Trata-se de um conjunto de piscinas construídas na praia da Leça, aproveitando-se os acidentes naturais. O conjunto foi desenhado por Siza Vieira e inaugurado em 1966.
Sede do Diário de Noticias (Lisboa): Inaugurado em 1940, foi projectado pelo arquitecto Porfirio Pardal Monteiro e ganhou o prestigiadissimo Prémio Valmor.
Estadio AXA (Braga): Projectado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura para o Campeonato da Europa de futebol de 2004 em Portugal, foi inaugurado em 2003. Foi construído no lugar de uma antiga pedreira.
Pavilhão de Portugal para a EXPO 98: Obra de Siza Vieira, foi feita para a Exposição Internacional de Lisboa de 1998. Hoje recebe exposições temporárias e a sua enorme pala é um dos maiores feitos da arquitectura mundial.
Oceanario de Lisboa: Tal como o pavilhão de Portugal, foi inaugurado para a EXPO 98 e foi ideia do arquitecto norte-americano Peter Chermayeff. é o segundo maior arquitecto coberto da Europa.
Casa da Musica (Porto): Projecto do arquitecto holandês Rem Koolhaas para o evento Porto Capital Europeia da Cultura de 2001. No entanto seria inaugurado apenas em 2005. Hoje é um ícone da cidade.
Pavilhão Atlântico (Lisboa): Ainda outra obra para a EXPO 98, foi uma obra do arquitecto português Regino Cruz.
Centro Cultural de Belém (Lisboa): Projecto do arquitecto português Manuel Salgado, foi idealizado para receber a presidência portuguesa da União Europeia de 1992.
Visionarium: Trata-se de um centro de Ciências localizado em Santa Maria da Feira e parte integrante do Europarque.

 

Anúncios

5 thoughts on “Grandes obras da arquitectura moderna e contemporânea em Portugal.

  1. Salam, blogueiro!

    muito interessante a arquitetura. Quando você tiver tempo livre, olhe fotos de Brasília, a capital do Brasil também é repleta de prédios modernos.

    Observação: Verifique o video sobre a Malala que você colocou em postagens anteriores, pois o Youtube retirou esse video. Eu também tive que achar outro e recolocar no eu blog. (A menina foi transferida para a Inglaterra; Insh´Allah ela se recupere logo)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s