Porque é que Mourinho é especial?!

“Um treinador que so percebe de futebol nao percebe nada de futebol.”
                                                                                   José   Mourinho
     E ontem José Mourinho deu mais um motivo de orgulho aos portugueses. Quarto titulo em quatro ligas diferentes igualando o italiano Trapattoni, o austríaco Ernst Happel e apenas atras do croata Tomislav Ivic. Mas com uma pequena diferença: Mourinho conseguiu estes e outros títulos em muito menos tempo do que os outros treinadores supracitados. Dai começar a falar-se numa espécie de “toque de Midas” pois que tal como o antigo rei, parece que tudo o que Mourinho toca transforma-se em ouro. Neste caso, seja qual for o clube, o treinador português ganha sempre alguma coisa. Mas sera isto verdade? Sera que Mourinho é mesmo magico e merece ser tratado como “o especial” como alias ele próprio se auto denominou numa famosa conferencia de impressa?
     Antes de mais importa dizer que José Mourinho é humano e por isso nao é perfeito, erra e perde como já se viu este ano contra o Bayern de Munique ou contra o Barcelona por varias vezes. Mas  se ele perde, então porque falam tanto dele? Porque é que é uma das personalidades mais referenciadas no mundo? Porque é que o seu nome é sinónimo de sucesso? A resposta mais evidente e que vem logo em primeiro lugar é a sua inabalável confiança em si próprio. Tem uma força psicológica enorme, tem um optimismo espantoso e acredita firmemente naquilo que quer . Como humano conhece os seus limites mas tenta sempre ultrapassa-los como se tivesse poderes especiais. Cada obstáculo é um desafio que ele nao recusa e que lhe da prazer em o derrubar. Mas e por causa disso e porque sabe que nao ha milagres sem trabalho, ele é um verdadeiro profissional como treinador e abraça o que faz com paixão e dedicação a 100%. E assim penso que é na união destas duas características: extremo profissionalismo e   enorme auto-confiança, que reside o segredo do seu êxito. Digo isto de uma forma simplificada, visto que a personalidade do Mourinho é motivo para analises mais complexas e aprofundadas mas nao sou psicólogo ou estudioso da mente humana para entrar em tais caminhos e além disso ha muitos e bons livros sobre a vida e a personalidade de José Mourinho. O que importa aqui referenciar é que Mourinho  tem uma visão da vida de lutador, de optimista, de alguém que sabe o que quer e qual o caminho a fazer. 
      Mas obviamente todo este êxito é também sinónimo de inveja de pessoas que muito provavelmente nao trabalham metade do que ele trabalha, de pessoas que vivem da mesquinhez e para quem um sucesso assim tao rápido é mais obra da sorte e de malabarismos ilegais do que de imenso trabalho e perseverança. Dai começar a falar-se em arrogância. Palavra tao mal aplicada quanto imerecida. Ha quem diga de facto que Mourinho tem falta de modéstia e é arrogante. Como já disse antes, o que ele tem é uma crença enorme nas suas capacidades e muita gente confunde isso com arrogância. Ora uma pessoa arrogante é alguém que fala mais do que faz ou como se diz na gíria: “Tem é força na língua”, pois que fala que fez mundos e fundos quando na verdade nem metade fez. Ora todos sabemos que Mourinho ja ganhou mais do que a maior parte dos treinadores ganha quando chega à sua idade e que muito provavelmente mais vitorias estarão para vir. Por isso porquê nao reconhecer o inevitável? Ele faz lembrar o antigo lutador de boxe Cassius Clay que dizia “Eu sou o melhor do mundo”. Também lhe chamavam arrogante mas esta frase que se tornou um sucesso era apenas a constatação de uma verdade. 

De facto Cassius Clay tornar-se-ia mais tarde Muhammed Ali, sem duvida o maior lutador de boxe de todos os tempos. E eram ambos imodestos? Aqui esta outra confusão. Tal como Muhammed, Mourinho sempre respeitou o adversário e se houve alturas em que nao o fez foi ou por ser provocado ou por jogo psicológico. Uma coisa em que o treinador português é também muito bom. Sabe o que falar e quando falar. Obvio que Mourinho tem os seus inimigos, aqueles adversários que lhe da ainda mais gosto em vencer. Mas no desporto competitivo é normal haver essas rivalidades. Rivalidades que alias sao mais provocadas pela comunicação social do que pelos próprios desportistas em causa. Muitos sao rivais no desporto mas amigos ou pelo menos respeitam-se no dia a dia. No desporto tal como na vida ganha quem fizer por isso e Mourinho sabe-o muito bem.  Por isso ele trabalha e gosta de provocar porque isso faz parte da sua ambição de chegar mais alto. Tudo faz parte duma estratégia de combate onde o objectivo final é ganhar. Mas nesta estratégia ha espaço para o respeito e mesmo para a modéstia. Ainda ontem reconheceu que a liga espanhola foi a mais difícil de ganhar. Se isto nao é modéstia entao o que é? Portugal ficou desde o tempo do Estado Novo habituado a um sentimento de modéstia como se isso fosse a qualidade principal para se subir na vida. Nada mais falso. Pode ser uma característica da pessoa mas nao é com isso de certeza que ela ganha. Na verdade nao ha pessoas modestas no desporto e que têm grandes vitorias. Os grandes atletas têm tal como Mourinho uma enorme capacidade em acreditar neles próprios mas isso nao é arrogância. Mourinho introduziu uma nova maneira de ser na sociedade portuguesa. Acabou-se o povo cabisbaixo, sem rumo, sem futuro, que ajuda mais a puxar os outros para baixo do que a subir, que nao suportam o sucesso dos outros e que por isso passam a vida a dizer mal. Agora é preciso uma nova mentalidade vitoriosa, trabalhadora e optimista. Por isso Mourinho nao é um treinador qualquer. é um treinador especial porque é um português que sabe que pode ganhar, como já houve outros antes dele e haverão depois. Nao é um super-herói e tem os seus defeitos mas ja faz parte da lenda desportiva tal como Eusébio, Carlos Lopes ou Rosa Mota. E nos portugueses so podemos estar agradecidos pelo seu percurso e por espalhar o nosso nome pelo mundo inteiro. So resta esperar por mais vitorias e alegrias no futuro.
      Para terminar uma referencia a todos os portugueses campeoes no Real Madrid que também nos enchem de orgulho. Muitos parabéns a todos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s