Lembrar Aristides Sousa Mendes!

     Neste dia 3 de abril, do ano de 1954 morria um dos maiores heróis da história portuguesa. E porque é que falo disso aqui? Porque como português tenho bastante orgulho em Aristides Sousa Mendes que tao bem representou o nosso dever de solidariedade no estrangeiro. E porque também penso ser um dever continuar a memória do que ele fez para que as novas gerações saibam o quanto foi a sua coragem, o quanto foi o seu esforço para salvar milhares de pessoas durante a II Guerra Mundial mas também o quanto pagou por isso. Demitido do seu posto de vice-cônsul em Bordéus por ordens de Salazar sob pressão nazi acabou por morrer quase na miséria. Fica ao menos a consolação de ainda hoje nao ser esquecido e até de ser cada vez mais realçado como tao bem merece. 
    Para saber mais sobre ele visite o Museu Virtual Aristides Sousa Mendes onde poderá entre outras coisas ver testemunhos de sobreviventes da época, filmes da época, imagens de arquivo, etc. 

     

Anúncios

One thought on “Lembrar Aristides Sousa Mendes!

  1. Salam! Faz muito bem lembrar desse homem, que de certa forma foi um herói. Ele faz parte da grande nação de heróis que ficam anônimos, esquecidos, mas que não tiveram medo de serem fortes o bastante para praticar a BONDADE!

    Muita paz.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s