Essa água de que tanto precisamos!

Nuno Veiga/LUSA

Nuno Veiga/LUSA
     Hoje comemora-se o dia mundial da água. Esta data é cada vez mais importante no mundo incluindo Portugal onde o problema da escassez de água tem atingido um patamar urgente e perigoso. De certo modo ainda existe uma certa imagem deste liquido em abundância (basta olhar para fotografias do nosso planeta e vê-se que de facto existe mais agua do que superfície terrestre) mas as pessoas também se esquecem de que a maior parte dessa água nao é consumivel, e portanto é uma imagem enganadora que de certo modo vai enganando ainda muita gente. E isto tem um efeito prejudicial pois que as pessoas nao dao a importância que deviam ao problema da falta de água. Ora um dos países mais atingidos tem sido Portugal. Três factores ajudam a que o nosso país esteja nesta situação: em primeiro lugar a sua situação geográfica. Perto do quente e desértico norte de África recebe as suas influências climáticas, principalmente o centro e sul. Em segundo lugar as alterações climáticas. Portugal nao estaria a sofrer esta actual escassez de água e neste momento, nao fosse as mudanças climáticas que foram mudando o tempo e por exemplo misturando as estações do ano. Isto vê-se por exemplo através dos invernos mais frios e com secura prolongada e com menos chuva. Finalmente em terceiro lugar a falta de poupança de água tanto por parte das industrias como de particulares. De facto a água é tao constante na nossa vida que muitas vezes nem reparamos que ela esta em falta. Também é preciso nao esquecer que nao é somente um problema nacional mas mundial. Basta ver o exemplo do próprio problema da repartição da água entre Portugal e Espanha para mostrar que estamos dependentes uns dos outros. 
     Também é preciso nao esquecer outra coisa neste dia. A falta de água esta a levar a que muita gente fale num cenário futurista de água comparada a ouro. Trata-se de um cenário pessimista e negro mas possível.  Este liquido tao necessário à vida sendo usado como uma mercadoria por empresários sem que a comercializam a peso de ouro. Torna-se difícil imaginar que tal possa acontecer mas poderá haver quem queira tirar proveito da situação. Entretanto,  os problemas aparecem a toda a hora em Portugal: campos secos, animais esfomeados, falta de chuva a mais de 6 meses, temperaturas muito altas para este período do ano. Num pais de tamanho médio como o nosso e onde metade esta em seca extrema é por demais visível que o dia de hoje é imprescindível para Portugal e todos nós. E isso significa nao so olhar para este problema gravíssimo hoje mas todos os dias, significa poupar todos os dias, significa gastar de forma racional todos os dias, significa actuar no presente com olhos no futuro. E isto é uma responsabilidade de cada um de nós.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Anúncios

One thought on “Essa água de que tanto precisamos!

  1. Lá em Foz do Iguaçu, local do evento inter-religioso, fica localizada uma das maravilhas do mundo natural: “As Cataratas do Iguaçu”, cachoeiras belíssimas, muita água pura.

    Vou fazer um texto e colocar fotos depois no blog para vc apreciar que beleza.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s