Abandonado por portugueses!

Detido homem que deixou à morte emigrante português em rua de Bruxelas – País – Notícias – RTP

Ja tinha comentado a noticia deste abandono, ontem na pagina facebook deste blog mas volto ao assunto hoje porque soube, ao ver o Jornal da Tarde da rtp, que o patrão que abandonou o trabalhador português também era PORTUGUêS!!!! Fiquei estarrecido perante esta enorme vergonha e humilhação de todo um povo. Sim, porque somos todos nos que somos atingidos por esta pessoa estranha, mentalmente perturbada e perturbadora e pelo seu acto cobarde, ignóbil e violento. Seja em que situação for é completamente condenável e imoral abandonar alguém à sua sorte, principalmente em caso de perigo para a sua integridade física, mas abandonar um compatriota desta forma é algo que nao pode ter aceitação na sociedade. Abandonado pelos colegas de profissão e de nacionalidade. Compreende-se bem a tristeza da viuva que perdeu desta forma o seu marido.
Desde que ca estou no estrangeiro já reparei que o português é por natureza muito desconfiado e muitas vezes em vez de se ajudarem preferem nao fazer nada. Sao vários os casos de pessoas que partem para o estrangeiro à procura de uma vida melhor e depois sao enganados por compatriotas sem escrúpulos que os forçam à escravatura e miséria. Infelizmente esta verdade existe mas os governos nao fazem o suficiente para a combater. O conselheiro português na Bélgica diz que foi um caso isolado e nao duvido disso mas seria muito melhor se dissesse que iria fazer tudo para que o patrão português tenha uma pena exemplar. Nao conheço o código penal belga mas espero que seja isso que lhe aconteça. Mas se a pena máxima for menos que em Portugal entao que seja transferido e julgado em território nacional. Apesar de ter dito que o português é por natureza desconfiado, nao quer dizer que seja ma pessoa. Alias isso acaba por prejudicar mais os próprios portugueses do que os outros. Mas, infelizmente, existem as tais pessoas sem escrúpulos: os tais que pagam mal, os tais que recusam protecção social, os tais que recusam dar dormida e comida, os tais que obrigam a trabalhar mais do que as horas legalmente estipuladas. Onde andam as autoridades e os sucessivos governos? Podem também dizer que é culpa da ingenuidade dos trabalhadores que se deixam enganar e por causa da baixa literacia nao deixa de ser verdade mas por outro lado pode-se reprovar alguém que na situação difícil em que se vive actualmente, deseja mudar de vida e fugir das dificuldades que a austeridade impõem? Desta vez um homem pagou com a vida esse desejo. Eu nunca tive conhecimento de um caso assim e posso dizer que como português sinto uma vergonha enorme. Haja ao menos o consolo de que é mesmo um caso isolado porque a maioria tem defeitos nao tao graves como o deste patrão e virtudes maiores que nos engrandecem por esse mundo fora.
Anúncios

3 thoughts on “Abandonado por portugueses!

  1. Salam, mas que barbaridade! O ser humano continua querendo ser dono do destino alheio, escravizando o próximo e, o pior de tudo, escravizando os sonhos dos outros…
    Pensava que em 2012 o mundo seria mais “moderno”…enganei-me.
    Onde está a liberdade de Ser, de Estar e de Sonhar?

    Gostar

  2. Salam, Bruno! Obrigada pelo elogio de meu poema pequenino. Quis fazer uma alusão a um grão de areia…

    Sobre o masbaha, sim assemelha-se ao terço católico, para cada conta,ou seja, para cada “pedrinha”, uma oração ou louvor. Mas não é um amuleto.
    Parece que hindus têm algo semelhante…Na verdade, as religiões têm tanta coisa em comum, que não deveriam perder-se em discussões, mas…Por isso resolvi escrever um texto que fala sobre cristofobia, islamofobia e antissemitismo.

    Um abraço fraterno e ótima viagem de volta aos estudos!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s