world Press Photo-Fotos para despertar consciências!

       Foi dado a conhecer os vencedores do World Press Photo 2012 e entre tantas de muito boa qualidade gostaria de destacar algumas fotos que me chamaram a atenção pela mensagem que transmitem.
      A primeira é a foto do ano tirada por Samuel Aranda de Espanha, no dia 15 de Outubro durante protestos contra o presidente Saleh no Yemen e que representa uma mulher segurando um parente ferido.

World Press Photo/Samuel Aranda/New York Times
      Nesta foto vê-se a sensibilidade de uma mulher que é isso mesmo: uma mulher. Nao concordo com o uso do véu integral porque penso que é uma transgressão à igualdade entre homens e mulheres mas nao esqueço que dentro daquele véu esta um ser humano com as suas emoções, forças e fraquezas. 
      A proxima foto é do sul-africano Brent Stirton, representa dois rinocerontes e ganhou o 1° prémio em Historias da Natureza. Do lado esquerdo é uma rinoceronte-fêmea que foi atacada por violentadores que lhe cortaram o marfim com uma serra. Ela sobreviveu e foi mais tarde unida a um rinoceronte-macho que vive agora com ela.
World Press Photo/Brent Stirton/Getty Images
      Nesta foto duas coisas chamaram-me a atenção. A primeira é por mais evidente e mostra a brutalidade de pessoas sem escrúpulos que nao hesitam em ferir ou matar so porque a tradição absurda diz que o marfim tem propriedades curativas. Pergunto e continuarei a perguntar “Como é possível tanta irracionalidade?” A seguir, reparem que a diferença entre os dois nao impediu o macho de escolher a fêmea como companheira. Uma imagem de compreensão e tolerância que podia ser dada como exemplo tanto aos que atacaram a fêmea como a muita gente que esqueceu o que é a amizade e o amor.
     A terceira e ultima representa dois casais onde as noivas sao bastante mais novas do que os noivos. Foi tirada pela norte-americana Stephanie Sinclair no Yemen e ganhou o 1° lugar em Historias contemporâneas.
World Press Photo/Stephanie Sinclair/VII Photo
      A tradição tanto pode ser positiva como negativa e neste caso temos uma tradição que envergonha a espécie humana. O casamento infantil é proibido em vários países e acordos internacionais proíbem a sua pratica mas a força da tradição torna difícil acabar com ela. Infelizmente muitas meninas perdem a sua infância e o amor porque sao usadas como moeda de troca ou comércio e ninguém se interessa em saber o que elas sentem. No mundo ocidental também ouve casamentos assim, mesmo na realeza, mas isso agora faz parte do passado. Para quando o mesmo nas outras sociedades onde ainda existem?
Anúncios

One thought on “world Press Photo-Fotos para despertar consciências!

  1. Fotos interessantes…

    Sobre o casamento de jovens que se casam cedo demais, tenho um exemplo disso em minha família…

    Mas, respondendo à sua pergunta por que é que em algumas sociedades ainda acontece isso: é simples, essas sociedades ainda vivem no passado.
    Sabe quando uma pessoa tem uma mágoa e não se esquece? Essa pessoa “vive” no passado. Sabe quando uma pessoa tem uma cicatriz, que não se fecha ou não se cura, ela sempre viverá com a sombra do passado.
    O Tempo é muito relativo nessa Terra…Há locais no nosso planeta que não estão no século XXI e há outros que já estão bem mais no futuro..como o Japão.
    Einstein tinha mesmo razão, tudo é relativo…

    Obrigada pelas palavras lá no meu blog, eu é que te agradeço pelo apoio sempre.

    Um domingo ótimo para vc!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s