Lina Ben Mhenni

Foto de Lena Ben Mhenni
      Foi no sábado passado que tive a enorme honra de conhecer a bloger activista Lina Ben Mhenni. De origem tunisina; ela é professora de inglês na universidade e ficou famosa pelo papel preponderante que teve na queda do regime de Ben Ali no seu pais, juntamente com outros dissidentes blogers.  Durante o regime deste ex-presidente ela foi dos poucos blogers a usar o seu nome verdadeiro em vez de um pseudónimo para proteger a sua identidade. Por causa disso o seu blog, o seu facebook e o seu twitter foram todos censurados.  Durante a revolução ela começou a por fotos e vídeos na internet e para responsabilizar o governo dos seus actos visitou hospitais e tirou fotografias aos feridos pela policia. 
   Em janeiro de 2011 ela cobriu os primeiros momentos da revolução tunisina no interior do pais e foi a única bloger presente nas cidades interiores de Kasserine e Regueb, quando as forças governamentais massacraram protestantes na região. As suas reportagens possibilitaram informações nao-censuradas a outros activistas tunisinos bem como à impressa internacional. 
    Actualmente ela continua activa falando contra a corrupção na Tunisia, contra o duplo discurso do partido Ennhada e para pedir a libertaçao de Alaa Abdel-Fatah preso desde Outubro 2011.
     O seu trabalho levou-a a varias viagens tanto no seu pais como fora e a ser recompensada varias vezes como por exemplo o prémio para melhor blog do ano da Deutsche Welle International, o prémio internacional de jornalismo do jornal espanhol El Mundo, o prémio honorifico da fundação sueca Jonas Weiss Memorial ou ainda o Prémio Roma pela paz e acção humanitária. Foi também indicada ao prémio nobel da paz no ano passado. Escreveu um livro (infelizmente ainda nao traduzido em português) intitulado: Tunisian girl-Bloger por uma primavera árabe. As ultimas noticias sobre ela indicam que recebeu ameaças de morte por parte de salafistas tunisinos; mas ela já disse que nao desistia da sua luta porque o sonho da Tunísia ainda nao acabou. Uma mulher brava, corajosa e inspiradora!
Anúncios

2 thoughts on “Lina Ben Mhenni

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s