O fado e outras possíveis candidaturas.

O fado já é património mundial – Cultura – PUBLICO.PT

E assim a esperada decisão chegou. A partir de hoje o fado é património mundial imaterial da UNESCO. Um reconhecimento mais do que merecido e que nos enche a todos de orgulho. Também é uma noticia que chega no melhor momento. De facto numa altura em que Portugal atravessa momentos difíceis e de desalento, ela vem nos dar uma força de que bem necessitamos e um sentimento de que temos coisas boas e podemos estar conscientes das nossas capacidades. O fado, para alguns, nao devia ser tao valorizado porque ou representa Lisboa, ou faz lembrar o antigo regime ou simboliza uma tristeza de que Portugal nao precisa, principalmente agora. Sao justificações sem razão de ser. Verdade que o fado esta mais ligado a Lisboa mas também se canta noutras cidades e depois em Espanha, nao é pelas “danças sevilhanas” serem de Sevilha que nao deixam de ser reconhecidas como uma característica de todo o pais, no estrangeiro. Depois o fado já existia antes do antigo regime e se o sentimento mais profundo é a saudade e a tristeza, é preciso nao esquecer que nem todo o fado é assim, como por exemplo o fado “castiço”. Mas o importante é que temos agora um género musical património mundial e podemos festejar e devemos preservar o nosso património. E por falar em património nacional, fiquei um pouco espantado quando vi que Portugal nao tinha nenhum património imaterial antes do fado. Esta certo que é um pais pequeno mas isso nao invalida o facto de que temos ricas tradições que poderiam e podem ser patrimónios imateriais da UNESCO. A MOESCOR deixa aqui algumas sugestões e agora que o fado abriu as portas para outras candidaturas nacionais, espero que alguém se lembre de as apresentar porque sao tao merecidas como o fado.
1. Grupos corais alentejanos.

2. O bailinho (foclore) da Madeira.

3. O vira minhoto.

4. A musica do cavaquinho e da guitarra portuguesa como instrumentos portugueses mais populares no estrangeiro.

                                                                                                                 
5. Doçaria conventual. Alguns exemplos:
Barrigas-de-Freira
Toucinho do céu
Trouxa de ovos moles
Pastéis de Belém
    Isto sao apenas alguns exemplos de possíveis candidaturas a património mundial. Escolhi-as pela sua repercussão no estrangeiro e por serem exemplos concretos do ser português. Também gostaria de assinalar que em todos os casos a variedade nao se fica por aqui, pois que Portugal tem uma tradição riquíssima da qual podemos nos orgulhar. Assim deixo um site muito bom com exemplos de musica tradicional portuguesa: http://mtp.com.sapo.pt/; e outro da wikipédia com mais exemplos de doçaria conventual portuguesa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doçaria_conventual.
    Ao fim podemos concluir que temos muitas e belas tradições que devemos preservar e mesmo que nao sejam património mundial sao património da nossa alma e símbolo das nossas raízes.
Anúncios

One thought on “O fado e outras possíveis candidaturas.

  1. Salam, Bruno!

    Nesse ano, agradeço a você por toda a simpatia e comentários que ajudaram o meu blog a seguir informando.
    Muito obrigada por tudo!!

    Sobre esse maravilhoso texto e imagens, gostei bastante do vira minhoto; observaste que as moças usam o véu vermelho, muito lindo! Também há outras danças portuguesas em que elas usam o véu sobre os cabelos. A dança folclórica portuguesa é muito alegre.
    Os pastéis de Belém, você imagina como eu os conheci? Em uma rede de fast-food árabe!!! Que interessante, não? Vou explicar: o atual dono é português e além do pastel de Belém, também nos oferta com deliciosos bolinhos de bacalhau (que se bobear eu como uns 20!)
    O prato de bacalhau com batatas é muito apreciado no Brasil. Qualquer dia desses eu vou ao Habib´s (o tal fast-food árabe) e fotografo a boa mistura de comida portuguesa e árabe!
    Um abraço fraterno!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s