Sr. Dag e Sr. Folke.

Dag Hammarskjöld 1905-1961

Conde Folke Bernadotte 1895-1948
    
        Lutar pelo entendimento entre nações e pela paz entre povos sao gestos de suprema honra e tenacidade heróica. A coragem que muitas pessoas guardam dentro de si é um exemplo nas atitudes em ir contra a injustiça e a maldade que grassa no mundo. Sao pessoas assim que tomam nas suas maos a esperança de um mundo melhor e que tudo fazem para que ela se torne realidade. Duas dessas pessoas tiveram um papel enorme no activismo pela paz e de certeza sao ainda hoje um exemplo para todos aqueles que se guiam por convicções justas e inabaláveis.  Ambos eram suecos e morreram quase no mesmo dia mas em anos diferentes.
        Dag Hammarskjöld foi um diplomata sueco, secretario-geral da ONU de 1953 a 1961 e prémio Nobel da Paz em 1961 a titulo póstumo pelo “trabalho em prol da paz no Congo (actual Republica Democrática do Congo)”. Além disso também foi subsecretário de Estado das finanças e presidente do banco da Suécia. A sua primeira grande vitoria no capitulo da diplomacia foi ter conseguido a libertação de soldados norte-americanos capturados pelos chineses durante a guerra da Coreia. Mas seria em 1956 com a crise do canal do Suez que o seu nome tornar-se-ia conhecido de todo o mundo. Nesse ano o presidente do Egipto Gamal Abdel Nasser nacionalizou o canal do Suez que era propriedade franco-inglesa. Em resposta os governos destes dois países decidiram conjuntamente com Israel invadir o Egipto e restabelecer a ordem. Mas Hammarskjöld conjuntamente com os EUA e a ex-URSS ameaçou intervir militarmente e as forças franco-britânicas foram obrigadas a retirarem-se; tendo sido enviado para o Egipto uma força de intervenção da ONU para fazer cumprir o cesar-fogo. Este gesto foi pioneiro na descolonização e deu grande fama a Hammarskjöld nos países colonizados da época. Também criou postos de observação no Líbano e na Jordânia. Com o processo de descolonização em andamento, a ONU interveio muitas vezes para ajudar e em 1960 aconteceu que o ex-Congo Belga estava em dificuldades devido à iminência de um golpe militar, a secessão na província de Katanga e a intervenção de tropas belgas. Com estes problemas o governo do pais pediu auxilio e a ONU enviou uma força de manutenção da paz. No ano seguinte porém a situação complicou-se e durante uma viagem de avião até à entao Rodésia do Norte hoje Zâmbia, Hammarskjöld encontrou a morte quando o engenho sofreu uma queda na noite de 17 para 18 de setembro de 1961. Entre os seus objectos encontrados no local da queda havia um escrito que dizia o seguinta: “Quando nasceste, todos riam e so tu choravas. Vive de tal maneira que quando morreres, todos chorem, so tu nao tenhas lagrimas para verter.”
         Folke Bernadotte, conde de Wisborg, foi um diplomata sueco e vice-presidente da Cruz Vermelha do seu pais. enquanto esteve neste cargo chefiou operações de salvamento na Alemanha durante a II Guerra Mundial e organizou troca de prisioneiros onde trouxe para casa, da Alemanha para a Suécia 11000 prisioneiros. Mas um dos seus grandes feitos (apesar das controvérsias posteriores) foi a operação que ficou conhecida por “Autocarros brancos”. Tudo aconteceu quando Folke Bernadotte negociou com Heinrich Himmler a libertação de prisioneiros dos campos de concentração alemães em 1945. Foram libertados 15000 pessoas incluindo 8000 dinamarqueses e noruegueses e ainda 7000 mulheres francesas, polacas, checas, norte-americanas, argentinas e chinesas. Depois da rendição da Alemanha a operação continuou por mais algum tempo permitindo a libertaçao de mais 10000 pessoas. Quanto ao nome pelo qual ficou conhecida deve-se ao facto de que na altura a Alemanha estava a ser bombardeada pelas forças aliadas e para que os autocarros nao fossem confundidos com alvos militares foram pintados de branco com uma cruz vermelha.
        Em 1948, Folke Bernadotte foi nomeado o primeiro mediador da ONU para a Palestina. No inicio conseguiu umas tréguas na primeira guerra israelo-arabe de 1948 e conduziu um importante trabalho na implementação da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente. Mas depois a implementação de um processo de paz entre israelitas e arabes foi tendo pouco sucesso porque ou era recusada por uns ou por outros. Para piorar as coisas, Folke Bernadotte foi assassinado no dia 17 de setembro de 1948 por membros do grupo nacionalista judeu Lehi.

Fontes: “Tudo Sobre Nobel”, Quid Novi Editora
               Wikipédia

   
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s