Noticia provocadora!

Os 25 mais ricos de Portugal aumentaram fortunas para 17,4 mil milhões – Economia – PUBLICO.PT

Alguns destes ricos tiveram uma vida exemplar de trabalho até terem chegado à situaçao actual e todos sabemos que o contributo para a economia do pais é importante no entanto isto nao invalida certas constatações por oposição ao teor da noticia. Numa altura de crise económica como a que o pais atravessa, uma noticia destas parece uma provocação. Isto é num ano em que a crise esta num ponto perigoso, em que o povo vai ser o principal sacrificado para pagar essa crise, as fortunas dos mais ricos aumentaram? E se afirmei antes que era importante o contributo para a nossa economia, o facto é que essa contribuição é quase inexistente e imperceptível, porque que importa saber quem sao os mais ricos se a maioria da população mal tem dinheiro para pagar as contas do mês? Em que é que eu, tu, ou qualquer outra pessoa, ganhamos com essas fortunas? Onde esta a moral económica que coloca na consciência humana a distribuição justa da riqueza em vez de um egoísmo que leva a uma maior separação de classes?
Em Portugal e nao so, os ricos sao cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. O aumento mundial da população junto com uma limitação de recursos leva a uma maior dificuldade na satisfação e no apriviosonamento das necessidades das pessoas. Ora se o desfasamento entre os que têm muito e os que têm pouco continuar a aumentar, aumentara a hipótese de haver mais conflitos. E a classe política no poder na Europa ainda nao parece ter reparado nisso.
As revoluções árabes e as manifestações dos indignados nos países europeus em crise podem ser um prenuncio de uma revolução francesa a nível mundial com consequências imprevisíveis para o futuro. Isto se a classe política continuar a tratar as coisas de uma forma leviana. Esperemos que as coisas mudem.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s