Dia mundial da arvore.

     Comemora-se hoje o dia mundial da arvore. Este dia é talvez dos que mais recordamos da nossa infância. Ainda me lembro de quando saiamos da sala de aulas para, num gesto simbólico de protecção da natureza, plantarmos uma arvore. Através deste dia, as crianças começam a ganhar a cada vez mais importante consciência ecológica e a ideia de que o mundo que nos rodeia nao nos pertence mas é o lugar que nos utilizamos para viver em conjunto com todos os outros seres vivos. Nao sei se agora ainda ha esse costume de plantar uma arvore. Do meu tempo ha duas coisas que associo indiscutivelmente a este dia: a campanha do canguru da Nesquik (antes do Coelho era esta a mascote) sobre este dia e a musica do Joel Branco “Uma arvore, um amigo.” Ainda bem que dias como este existem!!

           E agora as 10 arvores mais famosas do mundo:
O cipreste solitário: tem cerca de 250 anos e é o símbolo da costa acidentada do norte da California.
O carvalho-gigante: fica na floresta de Sherwood, tem cerca de 800 anos e diz a lenda que foi usada como esconderijo por Robin Hood. Em 2002 foi eleita arvore-símbolo da Gra-Bretanha.
A arvore-prisão: Era usada como prisão pela policia da  Austrália quando transportavam prisioneiros aborígenes das suas casas para os campos de trabalho no final do século 19.
Arvore da vida: Fica no deserto do Bahrain e é especial por viver num ambiente árido sem existência de agua visível.
Arvore-candelabro: Nos anos 30 varias arvores foram assim cortadas no norte da Califórnia para que os automóveis pudessem passar por baixo. 
Arvore de Anne Frank: era a arvore que ela via de sua casa na Holanda. Esta arvore foi quase toda destruída por uma tempestade em Agosto de 2010.
As arvores da lua: Em 1971 os astronautas da Apollo 14 levaram consigo centenas de sementes de 5 diferentes tipos de arvores para a lua como parte de uma experiência do Serviço Florestal dos EUA. De volta à terra quase todas germinaram e as arvores encontram-se por todo o mundo.
Arvore do Buda: Conta a lenda que Buda ficou uma semana debaixo de uma arvore Bodhi a meditar. A arvore actual é uma descendente directa daquela que serviu de lugar de meditação a Buda.
Hyperion: é a arvore mais alta da terra e tem 115 metros de altura. Trata-se de uma sequoia e fica no Parque Nacional de Redwood a norte de Sao Francisco nos EUA.
Cedros de Deus: sao varias vezes mencionadas na Bíblia e fazem parte de uma enorme floresta que ficava no Líbano. Também é o símbolo deste pais.
Fonte: viverdeeco.
    E agora por curiosidade mais 2 arvores famosas:
Matusalém: A arvore mais velha do mundo fica na California e tem mais de 4700 anos.
General Sherman: é a arvore mais volumosa do mundo e também fica na California. Tem um volume de 1487 m3 e é uma sequoia.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s