Os erros da integraçao forçada.

David Cameron denuncia fracasso do multiculturalismo – Mundo – PUBLICO.PT

A Europa actual é politicamente quase toda virada à direita. Como sempre quando ha crises, a direita sobe mais facilmente ao poder baseando-se em politicas populistas contra a imigraçao, pelo reforço da segurança ou a defesa dos valores nacionais. Portanto, aproveitam-se do descontentamento da populaçao para proporem ideias susceptiveis de agradar ao povo sem no entanto trazerem alguma melhoria. Porque é isso o que os populistas sabem fazer: dizer coisas bonitas para ganharem eleiçoes. No entanto a direita actual europeia tem tido algumas mudanças em relaçao à que vinha existindo até entao. Os dirigentes politicos de direita perceberam que ja nao é suficiente canalizarem o descontentamento para imporem as suas ilusoes e para ganharem eleiçoes. Por isso foram buscar temas que até agora eram exclusivos da esquerda. Assim, e tendo a ver com esta noticia, repare-se como agora ja nao defendem so o encerramento das fronteiras, mais policiamento, mais controle mas também sugestoes de integraçao menos duras e com uma nova realidade. Para alguns, estas novas politicas sao xenofobia ou racismo disfarçados enquanto que para outros sao apenas os efeitos de novos tempos onde a divisao esquerda/direita ja nao tem mais sentido. Pelo menos em alguns aspectos. Ora se é verdade que o deixar entrar todos os imigrantes é irrealista, também é verdade que algumas sugestoes da direita nao têm razao de ser, com o perigo de em vez de defenderem os valores ocidentais que tanto apregoam, sermos todos os europeus mal vistos no resto do mundo como intolerantes. O sr. Cameron, tal como outros chefes de estado europeus, defende uma integraçao forçada dos imigrantes, sem respeito pelas diferenças. Se por um lado, os imigrantes têm de se esforçar mais para se integrarem na sociedade do pais onde estao; nao se pode pedir que esqueçam as suas origens e tradiçoes. Se aqueles que defendem mais restriçao contra os imigrantes continuarem a pensar que todos eles sao culpados da crise e se todos os imigrantes pensarem que todos os naturais (seja de que pais for) sao xenofobos e racistas entao aquilo que devia ser a realidade, sera muito dificil de o ser.
Quando se olha para algumas coisas que se passa entre os imigrantes, principalmente muculmanos, somos levados a pensar que estas politicas de “liberalismo musculado” sao o melhor para se defender a cultura ocidental. Na realidade so servem para haver mais separatismo, desinteresse e mesmo odio. O que contraria os valores que o mundo ocidental devia defender. Seria muito mais facil se todos pensassem da mesma forma e tivessem os mesmos valores e tradiçoes mas como isso é impossivel, ha que tentar comprender e aceitar o que os imigrantes têm de positivo. E digo positivo, porque ha coisas que nao se podem aceitar como por exemplo, o modo como sao tratadas as mulheres em algumas sociedades muculmanas. Mas nao vamos agora pensar que todos os muculmanos tratam as mulheres de forma desigual. Depois forçar a integraçao leva a poucos resultados. Nao é mais do que um paradoxo em que atacamos o mal com o mesmo mal. La porque ha gente intolerante nao quer dizer que também o tenhamos de ser.
Depois também nao se percebe porque sao sempre os muculmanos, os maus da fita. Os criminosos nao se distinguem por causa da cor da pele ou da sua nacionalidade ou religiao. Estas politicas anti-muculmanas nasceram do 11 de Setembro e até agora todos os muculmanos continuam a pagar esse acto terrorista. O medo serve assim para dar trunfos eleitoralistas aos dirigentes de direita. A MOESCOR defende mais respeito de ambas as partes. Os naturais devem olhar com menos desconfiança para os imigrantes e estes devem tentar uma maior integraçao no pais para onde foram sem, claro, esquecerem as suas origens. A MOESCOR também defende que todos os que desrespeitem as leis de um pais e que tentem perturbar a ordem e a vida de uma sociedade devem ser detidos e/ou expulsos mas nao vamos agora rotular todos os imigrantes, principalmente muculmanos de terroristas.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s